• José da Cruz Almeida

Na qualidade de Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, na qual tive a honra e o privilégio de oficiar por 41 anos (11 deles no cargo de Escrivão de Polícia na Capital e 30 no cargo de Delegado de Polícia, significativa parte frente à titularidade da Delegacia de Investigações Gerais de Jales), atualmente aposentado, venho externar entusiasmo e alegria com a notícia publicada no Jornal de Jales, em 29 de janeiro último, quanto à apropriada nomeação pelo governo federal do novo superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Dr. Rogério Giampaolo, o qual é sem dúvida um profissional de excelência que não só comandou a PF de Jales por alguns anos, como também foi nosso companheiro de trabalho na Polícia Civil de São Paulo e atuou como titular da DIG de Avaré.
Assim que o Dr. Rogério assumiu a PF em Jales, nos fez uma cordial visita na DIG, revelou que antes fora Delegado da PC paulista, a partir daí intensificamos a amizade, graças à colaboração mútua e confiança gerada em face de alguns trabalhos de investigação policial que realizados conjuntamente.

SEQUESTRO
Em um deles, empresário deste cidade foi sequestrado, passou cerca de dois dias em cativeiro em Ribeirão Preto, sofreu extorsão, só foi libertado após pagar resgate (fora atraído por anúncio de venda de uma suposta máquina que pretendia comprar), retornou a Jales, quando então registramos os fatos, colhemos suas minuciosas declarações sobre as circunstâncias dos crimes, periciamos o seu veículo visando coleta de digitais, colhemos dados para identificação do destinatário do dinheiro extorquido e enviamos todo o expediente pessoalmente à DIG de Ribeirão Preto (área legalmente competente para apuração que ainda desconhecia este ocorrido). O material das primeiras providências foi enviado pelos investigadores que designamos, Monteiro e Ismael, acompanhados da vítima jalesense. Identificou-se, a princípio, dois líderes do bando (pai e filho).

COMPARTILHAMENTO
Foi aí que o Dr. Rogério, então Delegado da PF em Jales, me procurou e perguntou se estávamos investigando sequestros em Ribeirão Preto. Explanei sobre nossas nas diligências iniciais, ele me participou que estavam “monitorando uma grande quadrilha que praticava sequestros em escala industrial” e era chefiada por pai e filho… Compartilhamos as informações que tínhamos e solicitei-lhe apenas que me comunicasse o desfecho do monitoramento que já vinham realizando, afinal, é de crucial relevância manter atualizados qualquer dado ou fragmento relacionados às infrações criminais, mormente em casos tão graves.
Algumas semanas após, o Dr. Rogério atendeu nossa solicitação e nos revelou, em suma, que tinham finalizado as operações da PF que culminaram com a identificação e prisão de dezenas de criminosos que atuavam na região de Ribeirão Preto e também outras cidades paulistas e Estados do país, promovendo sequestros e extorsões contra inúmeras vítimas.
De fato, foi um grandioso trabalho perpetrado por uma instituição que tem nosso respeito e de toda sociedade de bem.


MÉRITO
Frise-se que a escolha do Dr. Rogério Giampaoli para a maior superintendência da Polícia Federal do Brasil é um ato do governo federal que deveria nortear toda Administração Pública do país, pois recai sobre um homem de extrema capacidade, conhecimento e altamente vocacionado, requisitos indispensáveis para cargos de confiança e comando das instituições públicas. Registre-se ainda que o Dr. Rogério foi Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, depois Delegado da Polícia Federal em Jales, Araçatuba, Brasília e Sorocaba. E isso foi bem destacado pelo Diretor Geral da Polícia Federal, dr. Andrei Augusto, na posse do novo superintendente na última terça feira, dia 7, sobre os motivos da escolha do Dr. Rogério Giampaoli: “São Paulo é uma posição tão estratégica que foi cuidadosamente pensado. Giampaoli é conhecedor das peculiaridades e complexidades de São Paulo, é nascido aqui, é um líder que assume a responsabilidade do comando com total domínio das funções de sua equipe”. Por fim, para o bem da sociedade, os tempos auguram por grande e profícua gestão frente à superintendência da Polícia Federal de São Paulo! Parabéns Dr. Rogério Giampaoli, sucesso e que continues com o empenho, a humildade e o entusiasmo de sempre!

Comments are closed.