A Polícia Civil, com o apoio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de São José dos Campos, prendeu nove pessoas na cidade do Vale do Paraíba. Os bandidos faziam parte de uma quadrilha que vinha aplicando golpes em idosos há mais de cinco anos, inclusive em Jales, além de mais cidades do interior paulista.
Entre as vítimas, todas idosas, está uma moradora de Jales, que chegou a repassar R$485 mil para o grupo. Foi a partir desse caso que investigação começou, ainda em 2022, através da Polícia Civil jalesense.
Os criminosos atuavam por telefone, e induziam o idoso a acreditar que algum familiar tinha sofrido um acidente e que precisava de dinheiro para despesas médicas e conserto do carro. A vítima de Jales contou como foi o modo de atuação dos bandidos.
“Ele dizia ter várias pessoas no carro e todos haviam se machucado, através desse pretexto os ladrões foram roubando cada vez mais, em dias que o pedido pela quantia acontecia até duas vezes ao dia”, contou a vítima.
“É uma organização bem estruturada, com um local feito para isso, efetuavam uma jornada de trabalho diário de mais de mil e quinhentas ligações por dia, assim, enriquecendo de maneira criminosa”, explicou o delegado Carlos Eduardo Monteleone.

O delegado Carlos Eduardo Monteleone informou que o próximo passo é solicitar o bloqueio de bens dos envolvidos para diminuir o prejuízo das vítimas
Charles Wiston de Oliveira, delegado seccional de Jales, orienta os familiares a criarem uma palavra chave quando tratar-se de algum pedido de dinheiro, a fim de prevenir golpes

Comments are closed.