O trabalho sincronizado entre os policiais da Central de Polícia Judiciária de Jales, Delegacia de Polícia de Paranapuã, DEIC de São José do Rio Preto, com apoio da Polícia Militar de Paranapuã resultou em alívio para os moradores da vizinha cidade.
Como se sabe, um clima de apreensão e medo se instalou no município em razão de ações de desconhecidos contra imóveis ou veículos de pessoas da família do prefeito Juninho Pinato.
O Jornal de Jales apurou que o primeiro alvo foi o carro de Viviani Pinato, irmã do prefeito, atingido por uma pedra, o mesmo ocorrendo na vitrine do supermercado do pai dela.
Após esses dois fatos, três incêndios em um período inferior a 50 dias inquietaram não somente a família como os demais moradores. O último veículo incendiado foi o do médico cardiologista jalesense Manoel Paz Landim, recém-casado com Viviane, ocorrência registrada no início da semana que passou.
Ao mesmo tempo em que os fatos iam se sucedendo os policiais referidos no primeiro parágrafo passaram a investigar e, depois de provas cabais, pediram a prisão preventiva e a autorização de mandado de busca e apreensão na residência de um suspeito, o que foi concedido pelo juiz Alexandre Yutaka, da 2ª Vara Criminal de Jales. O suspeito foi recolhido à cadeia de Santa Fé do Sul.
O médico Manoel Paz Landim, cujo carro foi o derradeiro alvo, disse ao J.J. que o que deixou os atingidos aliviados foi o fato de que nenhum deles teve sua integridade física ameaçada e, de outra parte, em razão do empenho dos policiais, segundo ele, solícitos desde o primeiro momento.