Foi detido o homem acusado de atear fogo na Matinha do JACB em Jales, no domingo, dia 25. A Polícia Civil identificou o suspeito a partir das imagens de uma câmera de segurança. Ele confessou ter descartado uma bituca de cigarro no interior da mata, iniciando o incêndio. O homem foi multado em R$7.350 por infração ambiental e liberado após prestar depoimento. O incêndio resultou na queima de quase um hectare de vegetação.

As queimadas na região provocaram devastação significativa, causando prejuízos milionários, a morte de animais e de dois funcionários que tentavam combater o fogo. Outras três pessoas foram presas na região por promover queimadas.

Em São José do Rio Preto, um homem de 44 anos foi preso na segunda-feira, dia 26, suspeito de atear fogo em um terreno no bairro Higienópolis, ao lado do Parque Ecológico. Uma câmera de segurança flagrou o crime, mostrando o suspeito em uma motocicleta usada em seu trabalho como entregador. Ele foi localizado no bairro Jardim São Francisco, com a moto usada no crime. O homem foi ouvido e liberado após prestar depoimento; a motocicleta foi apreendida.

Outro incidente em São José do Rio Preto envolveu um idoso de 76 anos, preso por atear fogo em lixo em uma área de mata no Jardim Maracanã. Ele confessou que tinha o costume de queimar o lixo no local, após ser ouvido, foi liberado.

Em Guaraci-SP, um jovem de 26 anos foi preso em flagrante na quarta-feira, dia 21, ateando fogo em um canavial na zona rural. A Polícia Militar foi acionada por vizinhos que presenciaram o suspeito iniciando o fogo em diferentes pontos do terreno. O homem tentou fugir, mas foi capturado; com ele, a polícia encontrou dois isqueiros. Ele permaneceu em silêncio durante o interrogatório e não indicou familiares para serem avisados de sua prisão.

O homem de 26 anos tentou fugir, mas foi capturado; com ele, a polícia encontrou dois isqueiros

ATO

Segundo informações do primeiro Sargento Nones, responsável pelo Corpo de Bombeiros de Jales e Coordenador Regional Adjunto de Proteçãoe Defesa Civil REPDECI-8, 95 % dos incêndios florestais são provenientes de ações antrópicas (causadas pelo homem), o que caracteriza crime ambiental.

O estado de São Paulo continua em alerta erealizando ações dentroda Operação São Paulo sem Fogo. Informações da Defesa Civil chamam a atenção de que quase todoo território paulista enfrentará condições climáticas extremas com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar. O risco de incêndios é elevado.

Motoqueiro preso em flagrante ateando fogo em canavial na zona rural

Comments are closed.