Os casos de estelionato estão em alta em Jales e região. Na edição anterior, o Jornal de Jales publicou uma entrevista com Higor Vinicius Nogueira Jorge, Delegado de Polícia em Jales na Polícia Civil do Estado de São Paulo, que detalhou o funcionamento dos golpes e ofereceu orientações para evitá-los. Apesar das advertências, a cidade registrou vários tipos de estelionato ao longo da semana.
Na segunda-feira, dia 22, a vítima recebeu uma ligação de um funcionário do banco, dizendo que ela estava com três parcelas de um financiamento em aberto. A cliente foi até a agência bancária verificar e descobriu a existência de dois empréstimos consignados em sua conta, sem seu conhecimento ou autorização. Um prejuízo de cerca de R$ 34 mil.
Outro golpe relatado na terça-feira, dia 23, foi de um curso de leilões, onde os bandidos colocaram imagens e áudio de um professor para que as vítimas acreditassem que tudo estava correndo devidamente. Ao final receberam um link com o valor de R$ 497 e a chave pix para efetuar o pagamento. A vítima ao procurar o referido professor notou que o mesmo não sabia de nada e confirmou que não havia curso nenhum nesta data.
Quarta-feira, dia 24, o caso aconteceu com um jovem de 19 anos que acreditava estar conversando com a tia pelo Instagram, o perfil e as fotos dela eram os mesmos. Na conversa, ela orientou a vítima a investir em uma moeda digital que daria um retorno rápido e seguro. Ele acreditou e passou o pix de mil reais para o contato que a suposta tia enviou. A mãe do jovem entrou no quarto bem na hora e avisou que o perfil da tia havia sido clonado.
A quinta-feira, dia 25, houve recorde de estelionatos. Primeiro foi um jovem de 20 anos que viu a venda de um vídeo game no Facebook, anunciado no valor de R$ 1.450. O jovem negociou com o estelionatário e combinou enviar metade do valor antes de receber o produto e a outra depois. Mais tarde, o indivíduo disse estar nos Correios para despachar o videogame, mas começou a pedir mais dinheiro para as taxas de envio. A vítima foi enviando os valores solicitados e no fim o prejuízo foi de R$5.750.
No mesmo dia, dessa vez a vítima foi um empresário, proprietário de uma loja. O bandido ligou passando-se por gerente de sua conta jurídica, e ofereceu um resgate de pontos no aplicativo da empresa.
A vítima passou os dados e recebeu o link que levava para outra agência bancária, em dúvida ele questionou o estelionatário que desligou o telefone na hora. O homem ligou para o número oficial do banco e constatou que haviam zerado sua conta e transferido R$5 mil.
Outra vítima relacionada a familiares, recebeu mensagens via WhatsApp com foto da irmã dizendo que havia trocado de número e logo depois pedindo uma quantia em dinheiro, e assim, pensando ser a irmã, a vítima passou o pix. A estelionatária continuou pedindo dinheiro, então a vítima foi verificar e descobriu se tratar de golpe.
Na sexta-feira, dia 26, o registro foi de uma vítima que entrou em contato com a empresa fornecedora de energia elétrica pelo WhatsApp para regularizar uma conta atrasada, e assim negociou e pagou o valor de
R$ 498. Posteriormente, recebeu uma mensagem da empresa dizendo que ele ainda devia o valor e não havia sido quitado. Ao entrar em contato pelos meios oficiais, percebeu que havia sofrido um golpe.
Outras duas vítimas sofreram golpes em suas contas bancárias e perceberam o que aconteceu ao consultar seus saldos no aplicativo e na agência.