Nos próximos dias, o céu será palco de grandes eventos astronômicos, incluindo eclipses e a passagem de um cometa. Amanhã, dia 17 de setembro, a partir das 21h (horário de Brasília), um eclipse lunar parcial poderá ser visto em várias regiões do Brasil. O fenômeno se destaca por coincidir com uma Super Lua, quando a Lua está em sua posição mais próxima da Terra. Durante o eclipse, a maior parte da Lua ficará na penumbra da Terra, com apenas 3,5% de sua superfície entrando na umbra, a parte mais escura.
A partir de 15 de setembro, o cometa Tsuchinshan-Atlas pôde ser observado no céu, sendo apelidado de “cometa do século” devido ao seu brilho intenso que o torna visível a olho nu. O último cometa a exibir um brilho semelhante foi o Hale-Bopp, em 1997. A melhor visibilidade do cometa será a partir de 22 de setembro, logo após o pôr do sol, na direção oeste.
No dia 2 de outubro, ocorrerá um eclipse solar anular, que será visível sobre o Oceano Pacífico, Havaí, noroeste da Ilha de Páscoa, sul do Chile, Argentina e partes da Antártica. No Brasil, o eclipse poderá ser visto parcialmente em algumas cidades mais ao sul. Este é o 17º eclipse da série Saros 144 e terá uma magnitude de 0,9326.
Segundo o astrônomo jalesense Paulo César, “todos esses eventos poderão ser observados a olho nu, dependendo das condições atmosféricas e da localização”.