O eclipse solar que acontece hoje, dia 8 de abril, promete ser um espetáculo astronômico de grande magnitude, conhecido popularmente como o Grande Eclipse da América do Norte.

Segundo explicou ao JORNAL DE JALES o astrônomo Paulo César da Silva, este fenômeno é caracterizado pela totalidade da cobertura do Sol pela Lua (que projeta sua sombra na Terra), e será visível em extensas regiões da América do Norte, marcando um momento histórico para o continente. Ao contrário de um eclipse lunar, que pode ser visto de qualquer lugar do lado noturno da Terra, um eclipse solar só pode ser visto de uma área relativamente pequena do mundo.

Os brasileiros poderão acompanhar a cobertura do evento que será transmitida pelos canais da NASA ao vivo, inclusive nas redes sociais, a partir das 16h07 (horário de Brasília).

O fenômeno terá como ponto de partida o México, ao amanhecer, e seguirá sua jornada rumo ao nordeste. Cruzando os Estados Unidos, passará por estados como Texas, Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Indiana, Ohio, Nova York, Vermont e, finalmente, chegará no Canadá, antes de se dissipar sobre o Atlântico Norte.

ONDE?

Para o Canadá, este eclipse representa o primeiro evento do tipo observável desde o dia 26 de fevereiro de 1979. Já no México, a última vez que um eclipse solar total pôde ser visto foi em 11 de julho de 1991. Nos Estados Unidos, a expectativa recai sobre o primeiro eclipse solar total desde o ocorrido em 21 de agosto de 2017.

Este eclipse se destaca não apenas pela sua visibilidade nos três países, mas também por ser o único eclipse solar total do século XXI a ter sua totalidade visível em México, Estados Unidos e Canadá simultaneamente.

O jalesense Paulo César é o fundador e presidente do Instituto de Pesquisas Espaciais Centauri com sede em Jales e afirma: “o eclipse traz consigo uma oportunidade única para os entusiastas da astronomia: a possibilidade de avistar o cometa 12P/Pons-Brooks.

Este cometa, que estará visível durante os dias que cercam o evento do eclipse, adiciona uma camada extra de espetáculo ao fenômeno já impressionante. Esse fenômeno astronômico é o trigésimo eclipse na sequência Saros 139 e possui uma magnitude de 1.0565, o que indica a fração do diâmetro solar que será coberto pela Lua.

O Grande Eclipse da América do Norte de 2024, juntamente com a aparição do cometa 12P/Pons-Brooks, é, sem dúvida, um evento imperdível para entusiastas da astronomia, oferecendo uma rara oportunidade de observação direta dos maravilhosos mecanismos do nosso sistema solar”.

Ainda de acordo com o astrônomo, o próximo eclipse solar total que será visto do território brasileiro acontecerá somente daqui a 21 anos, no dia 7 de agosto de 2045.

O astrônomo jalesense Paulo César da Silva
pretende inaugurar observatório na cidade

Comments are closed.