De 18 a 20 de setembro, as alunas do curso de Direito do Centro Universitário de Jales, Maria Eduarda Mantelato, Milleny Lindolfo e Denise Bueno, acompanhadas por professores do Unijales, participaram do XIII encontro do Congresso Internacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI, realizado em Montevidéu, Uruguai. Essa foi uma iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI).
As alunas apresentaram artigos científicos validados como Trabalhos de Conclusão de Curso. “Esse evento tem um papel importante no fortalecimento da integração da pesquisa jurídica nacional com os países da América Latina, promovendo uma rica troca de experiências entre pesquisadores de diferentes países”, disse a coordenadora do curso de Direito do Unijales, Érica Molina Rubim.
O tema central desta edição do congresso foi “Estado de Derecho, Investigación Jurídica e Innovación”, que reflete bem a relevância de articulação do Estado de Direito com a pesquisa jurídica e a inovação. O debate girou em torno de como essa sinergia pode contribuir para a construção de um sistema jurídico mais dinâmico e responsivo às demandas contemporâneas, sem perder de vista os princípios fundamentais que regem o Estado Democrático de Direito.
“Discutimos no congresso a importância de se pensar no futuro do sistema jurídico, seja por meio da aplicação de novas tecnologias, seja pela atualização de normas que reflitam as mudanças pelas quais nossa sociedade tem passado”, disse um dos professores participantes. Para os alunos, participar de um evento como esse é uma oportunidade transformadora. Além de expandirem suas perspectivas ao entrarem em contato com colegas e profissionais de outros países, eles puderam refletir sobre a importância de um Direito que não se limita a fronteiras, mas que se integra a um contexto internacional.
EXPERIÊNCIAS
Esta não foi a primeira vez que Maria Eduarda e Milleny representaram o UNIJALES em um evento internacional. Em 2023, elas participaram do congresso realizado em Buenos Aires, Argentina, onde apresentaram trabalhos sobre Ação Penal Privada Subsidiária da Pública e Controle de Omissão no Processo Penal.