Apesar dos constantes alertas e trabalho de prevenção do Corpo de Bombeiros, pelo menos 21 municípios da região noroeste tiveram focos de incêndio nos últimos dias. Até o fechamento da última edição do J.J., o mais próximo de Jales aconteceu na quinta-feira, dia 22, em Paranapuã, deixando um rastro de destruição em cerca de 800 hectares que compreendem várias propriedades rurais.
De acordo com o Primeiro Sargento Nones, responsável pelo Corpo de Bombeiros de Jales, não foi possível identificar a causa do princípio desta queimada: “algumas vezes o flagrante ou os indícios nos levam à autoria, mas muitas ações acabam sendo consideradas inconclusivas”, declarou.
Ainda segundo informou à reportagem do J.J., a Defesa civil municipal atuou nos focos dentro de Jales, e a participação das brigadas de incêndio dos municípios da região foi importante. Os bombeiros estavam empenhados na coordenação e estratégia do combate ao incêndio, e junto à equipe de apoio da Usina na estrada de Santa Albertina a Paranapuã, à proteção dos animais e residências para que não houvessem vítimas.
Cidades da região como São José do Rio Preto, Pontes Gestal, Monções, Onda Verde, Valentim Gentil, Monte Aprazível e Mirassol, também sofreram comfocos de queimada. O tempo seco e a baixa humidade do ar estão contribuindo para os registros.
Além das queimadas citadas na matéria, nesse sábado dia 24, um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata nos bairros JACB, Alvorada e Nova Jales, em Jales. As chamas se alastraram rapidamente, destruindo toda a vegetação e causando uma densa fumaça que se espalhou por diversos bairros, comprometendo a qualidade do ar em toda a cidade.
PREVENÇÃO
Assim como noticiou o Jornalde Jales, a Operação SãoPaulo sem fogo está trabalhando a prevençãodos incêndios florestais,com foco principalmentena ação humana. A conscientização para que osmunícipes não coloquemfogo em entulhos e restosde vegetação, não atirembitucas de cigarro às margens da rodovia e estradasrurais. Causar incêndio écrime ambiental.
Telefone fixo do Corpo de Bombeiros Jales – (17) 3621-2120.