• Giana Rodrigues

Em comparação com o mesmo período de 2023, neste ano a instalação de equipamentos de energia solar em Jales teve um aumento de 487% (1 de janeiro a 20 de março), segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No ano passado foram instaladas 163 novas gerações no primeiro trimestre, e em 2024 já foram 794, com destaque para as unidades residenciais, com 666 pontos.

O crescimento local reflete uma tendência nacional. De 2019 a 2023 a média de crescimento anual no setor foi de 28%, sendo que só no ano de 2023 a energia fotovoltaica cresceu 56% no Brasil.

No ano passado houve o maior incremento da capacidade de geração solar centralizada da história do Brasil, elevando essa fonte energética para segundo lugar em geração de energia nacional, atrás apenas das hidrelétricas, correspondendo a 17% de toda matriz energética brasileira, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

No site da Aneel é possível verificar que Jales hoje possui 2.412 pontos de geração de energia solar, sendo eles 2.021 residenciais, 150 rurais, 216 comerciais e 26 industriais.

As informações da ABSOLAR mostram que o estado de São Paulo lidera o ranking estadual de geração de energia distribuída, seguido por Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O aumento do mercado de energia solar é motivado por diversos fatores, mas principalmente pelos altos preços da energia elétrica no Brasil e os constantes aumentos na conta de luz. Outros fatores incluem a queda de preços dos sistemas fotovoltaicos, as linhas de financiamento facilitadas, as condições climáticas favoráveis no país, o baixo custo de manutenção do sistema e o fator da sustentabilidade.

Em entrevista ao Jornal de Jales, o empresário Giorgio Leonel Barboza, diretor da GX Energia Solar explica que existem linhas de crédito para a adesão ao sistema: “quando não é possível ter o valor do investimento à vista para adquirir um gerador de energia solar, a melhor solução é um financiamento, pois em muitos casos, a diminuição da conta de energia elétrica é capaz de amortizar grande parte do valor das parcelas”, ressalta.

solar
Giorgio Barboza destaca que o investimento em energia solar tem rápido retorno

CUSTOS

Ainda segundo o empresário, “o tempo de retorno do investimento gira em torno de 2 a 3 anos devido à queda nos valores dos equipamentos, sendo que para sistemas contratados há 2 anos, essa variável era de 4 a 5 anos”.

A expectativa é que um sistema fotovoltaico tenha uma vida longa, em geral, que opere por pelo menos 30 anos. A garantia contratual tipicamente ofertada pelos fabricantes é de 10 anos para inversores, 15 a 25 anos para microinversores, e de 12 anos para os módulos fotovoltaicos.

ONDA DE CALOR

Análise atual da ABSOLAR mostra que a energia solar tem contribuído para aliviar o sistema elétrico nacional, especialmente neste período de onda de calor, ajudando a fortalecer o suprimento da demanda nos horários de maior consumo de eletricidade pela população.

A energia solar no Brasil não é apenas uma alternativa viável, mas uma escolha estratégica para enfrentar os desafios do setor elétrico. Países desenvolvidos têm utilizado a energia solar como uma parte integral de suas estratégias energéticas.

A Alemanha, por exemplo, é líder global em adoção de energia solar, com sistemas fotovoltaicos integrados em residências e indústrias. A China também se destaca como um dos principais produtores de painéis solares, impulsionando a expansão da energia solar em escala global. Estados Unidos, China e países europeus, continuam investindo em tecnologias solares avançadas, impulsionando a transição para fontes renováveis.

Um estudo recente da consultoria especializada Volt Robotics sobre custos e benefícios da geração distribuída, indicou que a economia líquida na conta de luz de todos os brasileiros será de mais de R$ 84,9 bilhões até 2030.

Comments are closed.