As ondas de calor e a falta de chuvas são alguns dos motivos para a floração menos intensa dos ipês em 2024. Segundo especialistas, o inverno mais quente que o normal atrasou a florada e a deixou mais tímida este ano.

O impacto do tempo nos ipês pode ser notado também em Jales. A estiagem mais prolongada pode prejudicar a planta que vai compreender que não é o momento adequado para se reproduzir.
No verão, os ipês têm muitas folhas, para fazer a fotossíntese e guardar energia. No inverno, a espécie se sente ameaçada pelo frio e o tempo seco – e age com estratégia: as árvores perdem as folhas e a energia vai para flores e frutos.

O ipê amarelo é uma árvore nativa do Brasil, típica das florestas tropicais e é considerado símbolo nacional por um decreto de 1961 do presidente Jânio Quadros. Esse tipo de árvore é encontrado em todo território nacional – simboliza o ciclo da vida e a mudança de estação, já que floresce sempre no final do inverno.

JALES

Em conversa com o engenheiro Nilton Suetugo, o Jornal de Jales apurou que em 2002 foram plantadas cerca de 800 mudas de ipês nas marginais da Rodovia Euclides da Cunha, Ayrton Senna e Áureo Fernandes Faria: “foi um projeto idealizado por mim na Prefeitura e com apoio da Sabesp através do Dalua, que ajudou muito, na administração Guizzo/ Caparroz. A maioria das mudas conseguiram crescer com a ajuda dos empresários locais que cuidavam, mas muitas não evoluíram. Seria interessante fazer novo plantio preenchendo os espaços vazios que ficaram”, concluiu.

Os ipês demoram, em média, três anos para começar a florescer. Os amarelos, explica ele, são mais rápidos e costumam apresentar flores após dois anos de plantados.

Para os botânicos, o que deve ocorrer este ano é a florada tardia, em que todas as espécies de ipê florescem juntas, mais perto da primavera.

CURIOSIDADE

Consumo da flor do ipê apresenta uma curiosidade: ela pode ser utilizada para decorar saladas e também na alimentação pelo ser humano.

TEMPERATURA

A queda de temperatura também é um fator que auxilia na floração. Os ipês florescem na época onde as temperaturas são menores. Eles costumam florir em meses diferentes em algumas regiões:

· Junho e julho: ipê-roxo
· Julho e agosto: ipê-amarelo
· Fim de agosto: ipê-rosa
· Setembro: ipê-branco e ipê amarelo

NOTA

Nem sempre a florada dos ipês segue exatamente estas datas, pois a influência do clima é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução.

As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando em períodos normais, se anuncia a chegada da temporada de chuva. Ao fim desse período as árvores produzem frutos secos, do tipo cápsula, que quando maduras liberam sementes com alas a longas distâncias.

A exuberância do ipê rosa da Avenida Francisco Jalles em foto de anos anteriores
Foto dos ipês brancos no Córrego dos Coqueiros: moradores perceberam a diferença do ano passado para esse ano

Comments are closed.