Segundo dados do Corpo de Bombeiros, a ação humana é responsável por 90% dos casos de incêndios florestais no estado de São Paulo.

Em Jales a corporação iniciou a Operação São Paulo sem Fogo, vinculada à Casa Militar e ao Corpo de Bombeiros, que visa principalmente evitar as ocorrências através da conscientização da população.

O primeiro Sargento Nones, responsável pelo quartel em Jales, e que recentemente foi condecorado com a medalha “heróis do fogo”, conversou com o Jornal de Jales sobre as ações dos próximos dias: “vamos fazer a panfletagem local, principalmente nas extremidades da cidade, onde realmente acontecem os incêndios e fazer um trabalho de conscientização nos bairros, por exemplo no JACB, próximo à matinha onde sempre há ocorrências, no Jardim São Gabriel, Jardim do Bosque e na passagem da linha férrea”.

No estado os incêndios florestais são frequentes nas áreas naturais protegidas sob tutela estadual, além de incidirem também em áreas cultivadas e terras particulares, provocando impactos ambientais negativos aos biomas e ecossistemas presentes no território paulista.

Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais são decorrentes de ação antrópica (causados pelo homem de maneira acidental ou intencional). O descuido humano ou a negligência são fatores que aumentam a probabilidade de ocorrências de eventos de fogo sem controle, mais constante entre junho e outubro, sendo agosto e setembro os meses com maior número de eventos.

ENERGIA

A Neoenergia Elektro enviou nota informando que identificou que mais de 30 mil unidades consumidoras foram prejudicadas por queimadas no primeiro semestre deste ano, em 132 ocorrências. O número de clientes afetados é mais de três vezes que o mesmo período do ano passado, quando pouco mais de 8,5 mil clientes tiveram o serviço interrompido.

Apesar dos números significativos no primeiro semestre, a tendência é que as queimadas se intensifiquem até o início do período chuvoso – que começa em outubro – em função das altas temperaturas médias associadas à baixa umidade.

Parte interna do panfleto distribuído pelos Bombeiros

Comments are closed.