Na manhã de sexta-feira, dia 05 de julho, o Corpo de Bombeiros foi acionado para uma ocorrência de incêndio em terrenos entre os bairros Vila Mariana, Santo Expedito e Maria Gabriela.
As chamas atingiram aproximadamente 47 mil metros quadrados, segundo informações dos bombeiros. O local é um grande terreno sem construções e possivelmente é de propriedade da família Jalles.
“Não se sabe ao certo a origem do fogo, mas havia locais com maior acúmulo de folhas secas”, informou ao Jornal de Jales o Primeiro Sargento Nones, responsável pelo Corpo de Bombeiros de Jales.
Ele ainda ressaltou que colocar fogo em terrenos é considerado crime ambiental e completou: “a nossa orientação é de não praticar a limpeza de terrenos ou lotes com fogo, por mais que seja um local pequeno é proibido porque pode se alastrar para outras propriedades, sem contar com o risco à saúde pública pois a fumaça pode causar problemas respiratórios”.
Em áreas próximas a rodovias, as queimadas podem causar acidentes e mortes de animais.
OPERAÇÃO
O Corpo de Bombeiros iniciou a época de “Operação Estiagem” para orientação e combate de incêndios florestais por parte da corporação. Os cuidados na época de poucas chuvas devem ser redobrados. Bitucas de cigarro e a queima de terrenos podem ser princípios de fogo e por isso a população deve estar atenta a comportamentos como estes.
Fotos: Josiane Bomfim