• Bruno Gabaldi

Com 29 minutos de duração, o documentário “O Som da Memória” é capaz de mostrar o valor que a música tem no desenvolvimento da cidade. Produzido pelas jalesenses Natália Rós Marques de Oliveira e Bruna Abigail Pereira de Castro, o curta aborda o grande envolvimento cultural existente em Jales nas décadas de 70 e 80, tendo como enfoque os festivais de música existentes na época.
O documentário foi exibido na Praça João Mariano de Freitas no dia 18 de junho, e contou com apoio da Lei Aldir Blanc.
De acordo com as produtoras, o objetivo do filme é resgatar grandes momentos vividos por artistas jalesenses e por grandes apoiadores de movimentos culturais da cidade.
O documentário, produzido em apenas um mês, contou com a participação dos entrevistados: Deonel Rosa Junior (jornalista), Luiz Carlos Seixas (compositor, instrumentista e escritor), Elena Maria Gonçalves dos Santos Baitello (vencedora da 2ª edição da Mocap) e Rui Rodrigues de Souza (professor e multiartista).
O Jornal de Jales foi fonte de pesquisas de fotos e fatos para a criação do projeto almejado por duas jovens. Quem quiser apreciar o trabalho, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=vcryWMiBbZc , que já atingiu mais de 380 visualizações.
O documentário teve edição de Bito Morais; trilha sonora de Leonardo Rodrigo Ramos; consultoria de Francisco Melfi; arte de divulgação de Mariana Colombo de Leão; além da participação especial de Laura Dias e Andreia Encide.

INTERVENÇÃO
Além da exibição do documentário, também houve a exposição da intervenção “Via Crucis”, a partir das memórias de José Scapolon, projetando a peregrinação de artesãos que trabalham consertando sapatos.
O projeto teve como objetivo provocar o expectador que, enclausurados em formas prontas de produções, não reconhecem outros fenômenos poéticos produtivos, fazendo com que o público reconheça o exercício de sua profissão.

Trecho da exibição do documentário em que Luiz Carlos
Seixas retrata sua vivência com a cultura em
Jales nos primórdios dos festivais
Durante a tarde, Bruna Abigail e Natália Marques (produtoras do filme), recebeu, entre outros, o vereador Hilton Marques e Valdir José Cardoso, o Cardosinho, produtor e apresentador do programa “Brasil & Cia” na Regional FM
Além do documentário, também foi realizada a exposição do Projeto “Via Crucis” com imagens sobre o trabalho de uma sapataria

Comments are closed.