A 2ª. Caminhada do Dia do Orgulho Autista que aconteceu no sábado, dia 15 de junho, reuniu cerca de 150 pessoas em evento na praça Dr. Euphly Jalles.
A campanha de conscientização foi alusiva à data 18 de junho, que marca a celebração da neurodiversidade de pessoas do espectro do autismo.
O dia do Orgulho Autista é uma data pela luta por respeito aos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e à neurodiversidade e foi criada pelos próprios autistas.
“Ela é uma forma de olharmos para todas as pessoas com autismo, em suas diferentes fases da vida, principalmente adolescentes e adultos. Isso porque, ainda é muito comum que o Transtorno do Espectro Autista seja algo remetido à infância e crianças, o que pode deixar outros autistas sem visibilidade”, contou Cássia Jardim Tânios, uma das organizadoras do evento.
Assim, o Dia do Orgulho Autista é feito por e para todos que fazem parte do espectro, como forma de celebrar e reconhecer as diferenças de forma natural e inclusiva em nossa sociedade.
Além disso, a data serve como um reforço ao movimento “Nada sobre nós, sem nós”, que pede a participação de pessoas autistas em eventos, palestras e demais discussões que envolvem o tema, trazendo lugar de fala e representatividade.
“Eu como mãe do Ricardo, que está dentro do Transtorno do Espectro Autista, luto todos os dias para mostrar para a sociedade que, assim como todos, eles merecem respeito, amor e inclusão”, completou Cássia.