Giana Rodrigues

A SIAL China 2024, que aconteceu de 28 a 30 de maio em Xangai, na China, recebeu a presença dos empresários jalesenses Clayton Chaves e Fabrício Fuga, que viajaram para realização de negócios em exportação.

O evento é realizado há mais de 20 anos e reconhecido como um dos mais importantes do setor de alimentos. Neste ano, a SIAL ocupou uma área de nada menos que 200 mil m² com 17 pavilhões de feira, e reuniu players da indústria global de alimentos e bebidas.

NEW BRANDING

O empresário Clayton Chaves, em sua 18ª. viagem à China, participou do evento representando sua empresa de Jales, a New Brand Trading Alimentos, a fim de visitar seus clientes daquele país, estreitar relacionamento e fazer novos negócios.

Um dos braços da empresa, o frigorífico é responsável pela exportação de miúdos bovinos, produtos que são mais valorizados na China do que no Brasil: “enviamos cerca de 400 a 450 toneladas por mês de produtos que vão de navio principalmente para Hong Kong”, contou Clayton ao Jornal de Jales.

MIÚDOS

Segundo o empresário, alguns dos itens exportados possuem mais valor agregado do que a própria carne para os chineses. Exemplos desses produtos são: a veia aorta do boi, omaso (órgão do sistema digestivo dos ruminantes), colméia, língua, tendão, nervo cervical, membrana do diafragma, bochecha e vergalho.

Com cerca de 55 funcionários diretos em Jales, quase 100 indiretos e em torno de 160 no grupo todo, a New Brand Trading Alimentos possui unidade exportadora em São Paulo e seus produtos são enviados para distribuidores na China. Ela é uma das oito empresas no Brasil que fazem esse tipo de exportação.

“Nós compramos de diversos frigoríficos do país todo os itens que comercializamos, fazemos o processo necessário de preparo e embalagem, e exportamos com Certificação de Qualidade SIF 1507. Além dessa negociação direta, também fazemos a intermediação, o trading para outros frigoríficos e empresas, com nosso conhecimento sobre o mercado exterior”, contou Clayton.

A visita também teve o objetivo de conhecer mais sobre a importação para abertura desse nicho de mercado também.

“Encontrei o secretário-adjunto do Ministério da Agricultura, Júlio Ramos, que esteve em Jales recentemente, almoçamos juntos e ele está dando uma atenção bacana pra gente”, revelou o empresário.

A SulBeef exporta para a China cerca de 50 containers de carne por mês

Carne brasileira na China

Grupo Fuga em feira de negócios

Exportando couro para a China há mais de 30 anos, antes mesmo de haver unidade em Jales, o grupo Fuga acaba de retornar da feira de negócios em que o foco principal era a venda de carnes.

O Jornal de Jales conversou com Fabrício Fuga, diretor do grupo, que informou que desde 2019 o frigorífico SulBeef através da unidade de Aparecida do Taboado/MS, exporta para a China todos os cortes de carne bovina. A unidade de Várzea Grande/MT teve habilitação recente para a exportação e com isso agora o grupo passa a duas unidades aptas ao fornecimento de carne para o país.

Com apoio da ABIEQ – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, a SulBeef montou pela primeira vez o seu stand em uma feira de alimentos na China: “desta vez fomos focados nos negócios voltados para a carne”, contou o empresário.

MERCADO

A abertura do mercado chinês para as carnes se intensificou nos últimos cinco anos: “o chines está introduzindo mais a carne bovina em sua alimentação, que tinha uma prevalência da carne suína”, revelou Fabrício.

Segundo informações do diretor, o Brasil como grande produtor de carne ganha em volume e preço de venda: “se comparada à carne dos Estados Unidos, Argentina e Uruguai, a nossa é mais barata e por isso tem mais mercado”.

Atualmente são enviados pela SulBeef cerca de 50 containers de cortes de carnes por mês para China.

A expectativa para a feira não foi correspondida totalmente: “nesse momento o mercado chinês está recessivo, não conseguimos fazer muitos negócios porque eles diminuíram a compra de carne do Brasil pois aumentaram os abates internos”. Mesmo assim a presença e a experiência da empresa nesta que é uma das maiores feiras internacionais de alimentos foi extremamente positiva.

Diretores da Fuga e SulBeef, Fabrício Fuga e Diego Riva Manhagbosco no stand do frigorífico na China
Representando a exportadora New Brand Trading Alimentos de Jales, Clayton Chaves na feira SIAL na China

Comments are closed.