- Bruno Gabaldi
Na noite de quarta-feira, dia 13 de julho, aconteceu na Catedral de Jales o lançamento da 38ª edição da Romaria Diocesana que, neste ano, será realizada presencialmente no dia 21 de agosto.
A celebração de lançamento foi presidida pelo bispo Dom Reginaldo Andrietta, tendo a participação do bispo emérito Dom Demétrio Valentini, padres, representantes de comunidades, paróquias, pastorais e organismos da diocese.
O lema desta edição é “Cristo nos educa a caminhar juntos”, trabalhando a temática abordada pela Campanha da Fraternidade deste ano e, também, o Sínodo que está sendo realizado na igreja.
De acordo com o padre Valter Lucato Campano Junior, a caminhada vai iniciar na Paróquia Santo Expedito às 14 horas, e irá transcorrer até à Catedral, onde será celebrada a missa. “Devido ao ano eleitoral, a Sabesp não disponibilizará água gratuitamente aos romeiros. A Cáritas Diocesana estará vendendo água no dia, e todo o lucro será revertido para financiar projetos sociais na diocese”, explicou o padre Junior.
Durante coletiva de imprensa, Dom Reginaldo disse que a Romaria irá seguir todos os protocolos sanitários contra a covid-19. “Eu sou um dos que mais incentivam os protocolos sanitários. Cabe a cada um ter consciência de que, usando máscara e álcool gel, poderemos caminhar juntos presencialmente e ainda mais seguros. Estamos dispostos a seguir também outras orientações que forem necessárias, sempre em diálogo com a Vigilância Sanitária e o Poder Público. Faço um apelo para todos sejam pessoas de respeito nesse sentido”, afirmou o bispo.
NOVIDADE
O padre José Antonio Soares, assessor de comunicação da diocese, informou que nesta edição, a preparação para a caminhada terá como novidade o programa “A noite da Romaria”, transmitido pelas rádios Assunção FM e Educadora FM (Fernandópolis).
“O programa especial para a Romaria 2022 vai começar a partir da próxima terça-feira, dia 19, das 20 às 22 horas. Nossa intenção é resgatar a história de nossa caminhada durante esses 38 anos vivendo a Romaria, através de relatos de padres e fiéis”, explicou o padre.
“Nós não vivemos uma idolatria, nós veneramos e demonstramos o nosso respeito para Maria por ser mãe do filho de Deus, mas ser também aquela que unem os filhos. Deixo minha mensagem a todos aqueles e aquelas que são católicos ou não: Maria é aquela que acolhe a todos, não despreza ninguém”, finalizou o bispo Dom Reginaldo.