O VII Seminário de Direito do Trabalho – 80 Anos de CLT, realizado na 22ª Subseção da OAB de São José do Rio Preto no dia 5 de maio, teve a participação dos alunos do curso de Direito do Unijales, atendendo convite Cássio Tenani, coordenador da Comissão de Relacionamentos com as Instituições de Ensino daquela subseção.
Acompanhados pelo coordenador do curso, Prof. Ian Matozo Especiato e pela Profa. Lara Ludmila Alencar Antunes, os discentes assistiram, das 8h às 18h, palestras realizadas no local.
A abertura ficou sob a responsabilidade de Samuel Hugo Lima, desembargador e presidente do Tribunal Regional do Trabalho – TRT 15, com o tema “CLT 80 Anos: é Necessário um Novo Código do Trabalho?”, seguido da Mesa de Debates com Henrique Correa, Procurador do Ministério Público do Trabalho – MPT; “Validade das Provas Digitais”, de Ana Paula Miskulin, juíza do Trabalho e “Turno Ininterrupto de Revezamento”, com Ricardo Ortiz de Camargo.
Após o intervalo para almoço, o advogado José Affonso Dallegrave Neto dissertou sobre “O Novo Direito do Trabalho em Tempos de ChatGPT”. Logo depois, outra Mesa de Debates seguiu a programação do dia, tendo “A Efetividade da Execução Trabalhista”, por Elisson Miessa, procurador do MPT; “Provas de Ofício”, com Luciana Aranalde e “CLT: 80 Anos: Desafios”, por Paulo Cesar Baria de Castilho.
O encerramento deu-se com a palestra “Direito do Trabalho no Contexto dos Direitos Humanos”, ministrada pelo ministro do TST, Augusto César Leite, que aproveitou a ocasião para o lançamento da recente edição de seu livro “Direito do Trabalho: Curso e Discurso”. Vale lembrar que este livro é um dos mais acessados da Biblioteca Digital do Tribunal Superior do Trabalho.