Por Giana Rodrigues
Com apresentação da Orquestra Sinfônica de Jales regida pelo maestro Edivaldo de Paula, foram abertos os trabalhos na manhã de sábado, dia 2 de setembro, da 3ª Conferência Municipal de Cultura, realizada pela Prefeitura de Jales.
Subiram ao palco do Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo para a abertura do evento, o prefeito Luis Henrique Moreira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Carlos Roberto Altimari, o diretor de Cultura, Luiz Carlos Gonzaga, os vereadores Hilton Marques e Bruno de Paula, o presidente da Conferência Cultural, Clayton Campos e o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Higor Arco.
Depois de 10 anos sem acontecer, o encontro abordou o tema “Democracia e Direito à Cultura” e foi prestigiado por artistas, músicos, empreendedores e profissionais do setor cultural.
Clayton Campos, presidente da Conferência ressaltou que essa “é uma instância de participação social, na qual ocorre articulação entre o governo municipal e a sociedade civil para analisar a conjuntura da área cultural no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas que resultam na elaboração do Plano Municipal de Cultura”.
Convidado para explanar o tema do encontro, o palestrante Marcos Pardim, residente de Salto/SP, é escritor, ativista cultural e gestor público com especialização em políticas públicas culturais. Atualmente é secretário municipal de Cultura em Araçoiaba da Serra, já tendo ocupado o mesmo cargo nas cidades de Salto e Campo Limpo Paulista. Coordenou dois Pontos de Cultura e um Pontão de Cultura, atuando ativamente no programa Cultura Viva.
Pardim atua no segmento há quase 40 anos e discursou sobre a importância da cultura no cotidiano de todos: “A cultura é ordinária, e isso quer dizer que ela está em tudo, está no dia a dia e até na nossa forma de interpretar palavras, como a própria palavra ordinário”.
Após a palestra houve a formação de grupos de trabalho para discussões visando a elaboração de diretrizes que posteriormente foram levadas à plenária no período da tarde.
Neste momento foram votadas todas as diretrizes levantadas pelos grupos de trabalho, e no final da plenária foram eleitos os delegados que poderão participar da Conferência Estadual de Cultura, que está prevista para acontecer em dezembro deste ano. Irão representar Jales: Carlos Mello, Thainara Naves, Mônica Ogaya, Higor Arco e Jefferson Bérgamo.
Dentre as principais diretrizes discutidas estão aquelas que viabilizem recursos para o fundo municipal de cultura, através da criação de leis de incentivo fiscal municipais, editais públicos locais, e a possibilidade de uma agenda cultural contínua.