O historiador, escritor e gestor de políticas públicas Célio Turino que esteve em Jales na última quarta-feira, dia 5 de julho na 1ª Conferência Livre de Cultura falou sobre suas andanças por tantos lugares e contextos, nacionais e internacionais, conhecendo comunidades indígenas, quilombolas e coletivos culturais dos mais variados. Ele explanou também sobre a diversidade cultural brasileira e o quão rica foi a construção do programa Cultura Viva no Brasil, que criou mais de 3.000 Pontos de Cultura em todo território nacional. Reforçou ainda a potência da cultura, que carrega consigo uma força de transformação de realidades a partir do afeto.
Ao final de sua fala, Célio leu trechos de seus livros e posteriormente, convidou a todos os presentes para um bate papo, ocasião em que puderam fazer perguntas e conversar sobre as reflexões e assuntos discutidos na conferência.
O evento foi uma realização do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro e Fórum Municipal de Cultura, com apoio da Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo. Na ocasião, foi apresentada uma intervenção artística, trazendo cantos da cultura popular brasileira, organizada pelo Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro.