O teatro e temas transversais foi o foco abordado no simpósio realizado nas dependências da Câmara Municipal no dia 3 de abril, através de uma parceria entre o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro, Eccart (Espaço Cidadania, Cultura e Arte) e a Prefeitura de Jales.
O Ponto de Cultura fez mais uma apresentação dentro do Festival 15 Anos do Auto da Camisinha. Em seguida, o ator Manoel de Matos falou sobre “Teatro e Transversalidade: cultura”; a coordenadora do SAE/CTA Dieine Morise abordou “Educação e Promoção de Saúde através da arte”; a secretária municipal de Educação, a professora doutora Adriana Campos falou sobre “Abordagem Intersemiótica da Literatura na Educação Básica” e a coordenadora do curso de Serviço Social da Unijales, Maria Aparecida Martins abordou o tema “Arte e Cidadania”.
O ator Manoel de Matos parabenizou o poder público, o governo municipal e as instituições presentes no Simpósio. “Hoje vimos, numa segunda-feira de manhã, as pessoas prestigiando a arte, uma peça teatral, é isso que nós queremos para o nosso mundo”. Dieine Morise ressaltou as atividades da Semana da Saúde e lembrou que o SAE/CTA está acompanhando todas as apresentações do Festival 15 anos do Auto da Camisinha, realizando testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além da distribuição de insumos e orientações sobre prevenção.
A professora doutora Adriana Campos frisou a importância de utilizar a arte e a cultura, a educação, a saúde, a literatura e o teatro, para abordar temas relevantes como a transversalidade. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Carlinhos Altimari e a vice-prefeita Marynilda, ressaltaram o apoio que a atual administração tem dado a cultura e à arte.