A Associação dos Engenheiros da Região de Jales (AERJ) recebeu, no último dia 24, uma palestra para discutir a otimização do tempo utilizando a plataforma BIM na construção civil.
O bate-papo foi comandado por Rodolfo Davanço, da Academy Ensino de Construção Inteligente, de Votuporanga, e pelo segundo o presidente da Associação, Jamil Atihe Júnior. O evento teve apoio do Confea, Crea-SP e Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas).
Rodolfo explicou quais são as etapas da lei para aplicação do BIM, publicada em 2019, lançando três grandes passos para 21, 24 e 2028. O especialista também falou como se preparar para a utilização das mesmas e superar as dificuldades para a sua execução.
O BIM (Building Information Modeling) é um modelo tridimensional com informações necessárias para a construção com os dados completos e exatos para ter um cronograma e um orçamento corretos das obras.
Segundo o palestrante, o BIM está sendo exigido principalmente pelo Governo Federal e, a partir de 2024, será necessário para qualquer obra pública visando acabar com aditivos e erros humanos. O plano é que, a partir de 2028, todas as obras utilizem a plataforma.
A ferramenta já é usada há anos em outros países para qualquer tipo de obra e o Brasil, agora, está procurando se atualizar nesse sentido, embora a maior parte das grandes empresas brasileiras também já o esteja aplicando há vários anos, como destacou Rodolfo.