A 1ª Conferência Livre de Cultura promovida pelo Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro e Fórum Permanente de Cultura de Jales terá como convidado o historiador, escritor e gestor de políticas públicas Célio Turino que já exerceu diversas funções públicas, entre as quais Secretário de Cultura e Turismo em Campinas (1990/92), Diretor de Promoções Esportivas Lazer e Recreação em São Paulo (2001/2004) e Secretário da Cidadania Cultural no Ministério da Cultura do Brasil (2004/10).
A conferência acontecerá na próxima quarta-feira, 5 de julho a partir das 19 horas na área externa do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro onde é realizado o Sarau no Ponto e a participação é aberta aos artistas, trabalhadores da cultura e população em geral com objetivo de trazer para o debate os temas pertinentes à cultura como ação preparatória para a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Jales que será realizada no mês de agosto próximo.
Célio Turino é autor de diversos livros, dezenas de ensaios e centenas de artigos, editados no Brasil e no exterior, com tradução para o espanhol e inglês. Seu mais recente livro é “Por todos os caminhos – Pontos de Cultura na América Latina” – Editora SESC/SP, 2020.

CULTURA PARA TODOS
Convidado pelo então ministro da Cultura, Gilberto Gil, para pensar um programa de descentralização cultural no Brasil, Célio formulou e implantou o programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura que, em pouco tempo e a baixo custo unitário se espalharam por todo o Brasil, de aldeias indígenas a favelas dos grandes municípios, de áreas rurais a coletivos de cultura digital e software livre, alcançando 1.100 municípios em 2009, com 3.500 Pontos de Cultura e mais de 8 milhões de pessoas beneficiadas.
Desde 2011 Turino se dedica a difundir o conceito e teoria da Cultura Viva pelo mundo, principalmente na América Latina. O programa já está presente, com movimentos, leis e políticas públicas específicas, em 17 países. Pela repercussão do trabalho, o Papa Francisco o convidou para ministrar conferências no Vaticano, resultando na assinatura de convênio com o Programa Pontifício Scholas Occurrentes (Escolas do Encontro) para transformar a proposta de agentes jovens da comunidade e pontos de encontro (conceito alargado de Ponto de Cultura) em programa mundial.

Comments are closed.