Hoje, domingo, 2 de abril, é dia de teatro, com a apresentação da peça “Nau Frágil”, do Barracão Teatro de Campinas, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal. O espetáculo terá, na sequência, o debate Utopias e a Invisibilidade das Pontes, mediado pelos integrantes do grupo. No elenco estão os atores Esio Magalhães e Miguel Rosa. De acordo com a divulgação da equipe, a peça traz uma mistura de humor e poesia e convida a refletir sobre o mundo e sobre si.
“Nau Frágil” teve início com o estudo e releitura do texto O Arquiteto e o Imperador da Assíria, de Fernando Arrabal. A narrativa acompanha Robinson (Esio Magalhães), único sobrevivente de um naufrágio, que vive isolado em uma ilha remota por muitos anos até encontrar outro sobrevivente de um naufrágio que, sem memória, adotou o nome de Sexta-Feira (Miguel Rosa). A chegada do novato põe em xeque as certezas de Robinson, que acreditava poder controlar a ilha, mas ambos acabam descobrindo um mistério sobre o local.
WORKSHOP
Também no Teatro Municipal, às 14 horas deste domingo, haverá o workshop gratuito Corpo Presente, ministrado pela pesquisadora teatral e diretora Tiche Vianna, com duração de 3 horas. O workshop consiste na vivência de técnicas de treinamentos físicos com a máscara neutra e inteira expressiva para alcançar a presença cênica de um corpo que, através do olhar, movimentos, ritmo e velocidades, torna-se o condutor das histórias. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected] com o assunto “Workshop Corpo Presente – Jales”. Interessados a partir dos 16 anos podem participar.
A apresentação e o workshop fazem parte do projeto Um Passo Após, que foi contemplado pelo Edital Proac Expresso Nº 02/2022 Programa de Ação Cultural – Teatro – Circulação de Espetáculo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
A apresentação em Jales conta com a parceria do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro e Mirabolante Companhia e com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo.