O seminário “TEAjudo a ser mais forte 2023” foi realizado no dia 23 de setembro, no Centro Cultural “Dr.Edílio Ridolfo”.
Segundo a idealizadora do evento, Cássia Higashi Jardim Tanios, o objetivo é promover um encontro para disseminar conhecimentos atualizados, com bases científicas, sobre o Transtorno do Espectro Autista, e ter a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas com palestrantes renomados.
O seminário tem como público alvo famílias, cuidadores, autistas, educadores, estudantes, terapeutas e todos os que se relacionam com a pessoa autista ou que busca informações a respeito do TEA (Transtorno do Espectro Autista).
De acordo com Cássia, cirurgiã dentista e mãe de uma criança portadora do Espectro Autista, relatou com exclusividade ao J.J. que o evento foi um sucesso e estava com os ingressos esgotados desde maio.
“Na maternidade atípica, muitas vezes ficamos sobrecarregada com a rotina, com o isolamento e falta de apoio. Eventos nos fortalecem, encontramos outras pessoas que vivenciam a mesma realidade, compartilhamos histórias além de sairmos com mais conhecimento sobre o assunto e assim, nos sentirmos mais dispostas para enfrentar a realidade. Eu como mãe, e cheia de oportunidades, queria que as mães da nossa região e que não tem a mesma oportunidade sentissem mais abraçadas e acolhidas, assim como eu me sinto. Então não medi esforços para que conseguisse trazer para Jales, um Seminário grandioso, que hoje tornou-se referência nacional”, disse Cássia.
PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL
Os profissionais da rede municipal de educação de Jales também marcaram presença.
O evento contou com grandes nomes de estudiosos do Transtorno do Espectro Autista – TEA, que contribuíram compartilhando do vasto conhecimento sobre o tema com toda a região.
O Seminário foi composto por 7 palestras: “A alfabetização no Autismo e Deficiência Intelectual” com o Prof. Dr. Lucelmo Lacerda; “Comorbidades no Transtorno do Espectro Autista” com o neuropediatra Dr. Paulo Liberalesso; “Seu filho faz ABA de verdade?” com a especialista em autismo Daniela Freitas; “Apraxia de fala no autismo” com a fonoaudióloga Bethânia Mendes; “A importância do brincar” com a psicóloga Luciana Xavier; “Família, autismo e psicomotricidade” com a Profª Cacilda Velasco e “A responsabilidade do diagnóstico” com o médico pediatra Thiago Castro.