As equipes jalesenses se sagraram campeãs nas duas categorias: Soonen (livre) e Koreisha (acima de 65 anos) disputadas no 23º Torneio de Gateball XV de Abril, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, nas comemorações do aniversário da cidade com a participação de 13 municípios.
As disputas foram realizadas no Clube de Campo da Associação Nipo Jalesense (na Rodovia Euphly Jalles) e reuniram cerca de 150 atletas que competiram nas categorias Ouro e Prata, de treze municípios: Araçatuba, Jales, Santa Fé do Sul, Cruzeiro do Sul, São José do Rio Preto, Aliança, Votuporanga, Tupi Paulista, Pereira Barreto, Lins, Birigui, Dracena e Presidente Prudente.
Na categoria ouro, o pódio jalesense foi seguido por Rio Preto A e B, com Pereira Barreto em 4º lugar. Na categoria prata, Jales foi campã e se manteve à frente de Votuporanga, Santa Fé do Sul e Birigui.
Na ocasião também foi entregue uma moção de aplausos, de autoria dos vereadores Hilton Alessandro Marques de Oliveira e Bismark Jun Iti Kuwakino para a equipe de Gateball da Associação Cultural e Esportiva Nipo Jalesense – ACENJ, que se consagrou campeã invicta no torneio em comemoração ao aniversário de Junqueirópolis – SP, na categoria Ouro (Koreisha).
O gateball foi criado em 1947 no Japão por Eiji Suzuki e é jogado em uma quadra retangular de 20 a 25 metros de comprimento e 15 a 20 metros de largura. Cada quadra tem três gates e um goal pole. É jogado por dois times, de cinco jogadores. Os jogadores têm bolas numeradas correspondentes com suas ordens de jogo. A bolas são vermelhas ímpares e as brancas são pares. Os times marcam um ponto por bola rebatida com o stick (taco) que atravesse um gate (arco) e dois pontos por atingir o goal pole (pino central). Um jogo de gateball tem duração de 30 minutos.

Comments are closed.