O Brasil foi escolhido pela Fifa para ser sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. O anúncio foi feito durante na madrugada de sexta-feira (17), no Congresso da federação da Tailândia. É a primeira vez na história que a competição feminina será disputada na América do Sul. O Brasil já havia recebido duas copas masculinas, em 1950 e em 2014.
Durante o congresso de sexta-feira, as comitivas tiveram 15 minutos para fazer uma apresentação final. O Brasil apostou na defesa da sustentabilidade, desenvolvimento esportivo, liderança feminina no futebol e direito das mulheres.
A campanha do Brasil propôs o uso de 10 estádios que foram palco de jogos da Copa de 2014, com abertura e final no Maracanã. No entanto, a programação pode ser alterada pela Fifa.
Em fevereiro deste ano, uma comitiva de especialistas de várias áreas visitou o Brasil para uma análise técnica da candidatura. O país recebeu nota 4, em uma escala que vai até 5.
A última Copa do Mundo Feminina foi sediada na Austrália e na Nova Zelândia. A competição, disputada em agosto de 2023, consagrou a seleção da Espanha como campeã. O Brasil caiu ainda na fase de grupos.
ESTÁDIOS
Os estádios propostos pelo Brasil para serem utilizados na copa são: Maracanã (Rio de Janeiro), Neo Química Arena (São Paulo), Mineirão (Belo Horizonte), Mané Garrincha (Brasília), Arena Pantanal (Cuiabá), Arena Castelão (Fortaleza), Arena da Amazônia (Manaus), Estádio Beira-Rio (Porto Alegre), Arena de Pernambuco (Região de Recife) e Arena Fonte Nova (Salvador).
Fonte: Portal g1