Após uma mobilização para melhorar a qualidade da água do Rio Sena, o primeiro evento-teste visando as Olimpíadas de Paris, em 2024, foi realizado nesta semana.
Uma prova de triatlo feminino contou com 65 atletas, incluindo as brasileiras Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes, que ficaram entre as trinta atletas melhores colocadas. O fato empolgou os parisienses já que dias antes, a etapa de Paris do Mundial de natação em águas abertas havia sido cancelada por conta da poluição no Sena.
A prova foi realizada a partir da ponte Alexandre III, próxima ao Les Invalides e dias antes do evento-teste, pesquisadores examinaram a qualidade da água no trecho de 1,5km onde seria disputada a natação.
A prefeitura da capital francesa afirmou que os resultados estavam em um “limiar satisfatório”.
O investimento dos franceses na descontaminação do rio Sena, visando as Olimpíadas de 2024, já chega a 1,4 bilhão de euros (cerca de R$7,6 bilhões). A intenção do comitê organizador do evento é que provas de triatlo, para-triatlo e da maratona aquática sejam realizadas no local, além de deixar o rio próprio para banhos públicos, em 2025.
A abertura dos Jogos Olímpicos de Verão Paris 2024 está prevista para o dia 26 de julho do ano que vem. Vale lembrar que a capital francesa já foi a sede dos jogos em 1900 e 1924.