Giana Rodrigues
A máxima de que o esporte pode afastar os jovens das drogas e de suas consequências foi tema de palestra ministrada pelo investigador João Luiz Tunussi, na Câmara Municipal, dia 24 de agosto.
Mas não só de palavras se constrói o futuro. Engajado também ao Novo Projeto Basquete Jales, Tunussi falou aos jovens que atualmente treinam basquete de forma gratuita através desta iniciativa que é encabeçada atualmente pelo policial militar Dimas Michel Targa e Sônia Maria Mina, professora de basquete e viúva de Grafitinho (ex-técnico de basquete em Jales).
Na roda de conversa foram abordados aspectos familiares e o quanto a droga é prejudicial à saúde e às relações.
Oportunidade para os jovens
O projeto que surgiu antes da pandemia, teve suas atividades prejudicadas por esse período, mas retomadas com força total, e estão abertas a todos os jovens jalesenses de 10 a 18 anos, de ambos os sexos. Inclusive as meninas têm possibilidade de reforçar os times mistos em algumas categorias e são muito bem-vindas aos treinos.
As turmas de diversas idades treinam nas quadras da Cooperjales Objetivo e Ginásio Adilson Néris no JACB às segundas, quartas e quinta-feiras, e já estão colhendo frutos da dedicação ao esporte. Estão inscritos no Festival de base do Clube Monte Líbano de Rio Preto e na Nova Liga Riopretense, em que foram classificados em 1º. lugar no sub 13 e 2º. lugar no sub 15, com rodadas acontecendo em Jales inclusive.
As inscrições para integrar as turmas de basquete em Jales estão abertas continuamente e mais informações sobre o projeto estão na página oficial: www.novoprojetobasquetejales.com.br .