O atleta Marcos Uga sagrou-se campeão brasileiro de kyorugui (lutas) na categoria master 2 (até 60 anos) durante o Campeonato Brasileiro disputado em Campinas. Ele participou através do Instituto Tiger’s Team de taekwondo, comandado pelo mestre Antônio Marcos. Ele afirmou que tinha mais atletas habilitados, mais só pode participar com Marcos Uga e a jovem Laura Oliveira (vice-campeã em kyorugui) que pagaram as suas próprias despesas.
A competição contou com representantes de todos os estados da União e do Distrito Federal e devido o volume de competidores, foi dividido em dois dias de competição, sendo o sábado, dia 8, dedicado às competições de poomsae (formas) e o domingo, dia 9, dedicado às competições de kyorugui.

PRIMEIRO DIA
No primeiro dia o atleta Marcos Uga, além de competir, acumulou a função de técnico da atleta Laura, uma vez que o mestre Antonio Marcos foi convocado para compor a equipe de arbitragem de poomsae. Apesar do acúmulo de função o atleta Marcos Uga sagrou-se vice-campeão brasileiro de Poomsae na categoria master 2 (até 60 anos). A atleta Laura Oliveira, atual bicampeã paulista de poomsae na categoria juvenil, enfrentou 20 atletas e conquistou o terceiro lugar da categoria, perdendo o título por critérios de desempate, onde as outras finalistas a superaram por terem apresentado formas de faixas superiores e, portanto, mais complexas.
No segundo dia de competição, sob o comando direto do Mestre Marcos, Marcos Uga sagrou-se campeão brasileiro de kyorugui (lutas) na categoria master 2 (até 60 anos) enfrentando seus adversários em embates acirrados, porém, sem incidentes.

LAURA É VICE
A atleta Laura Oliveira, que em kyorugui compete como cadete até 59 kg, por ausência de competidoras na sua faixa, recusou-se a ser campeã por W.O e concordou em competir na categoria juvenil na divisão de peso absoluto (peso acima de 60kg) participando de três confrontos, com destaque para o primeiro e para o final. Em seu primeiro confronto ela enfrentou uma atleta de 75kg, e bem mas alta que ela, o que acabou abalando sua confiança, todavia, após as instruções de seu mestre e apoio da torcida que incluiu a presidente da Federação Mineira de Taekwondo, Mestra Gersina, ela conseguiu vencer o primeiro round com larga vantagem, empatou o segundo e por fim, venceu o terceiro round de virada nos últimos segundos.
No confronto final Laura enfrentou uma paulista de 68 kg e apesar da graduação superior e grande força da adversária, venceu o primeiro round. No segundo round, após um bloqueio sofreu uma luxação de um dos dedos da mão esquerda e mesmo com dor continuou o confronto, perdendo por pontos o segundo round.
O terceiro e último round foi de pura superação e mesmo com o impulso da torcida, Laura perdeu parte da performance acabou perdendo por pontos, apesar de levar a adversária a knockdown com um forte chute na cabeça.
Ao término, os jalesenses trouxeram 4 medalhas para casa, demonstrando mais uma vez a força e habilidade dos atletas da nossa cidade: vice campeão em poomsae e campeão em kyorugui para Marcos Uga e 3° lugar em poomsae e vice-campeã em kyorugui para Laura Oliveira.

Os atletas jalesenses Marcos Uga e Laura Oliveira com o mestre Antônio Marcos
Marcos Uga conquistou o primeiro lugar na categoria até 60 anos

Comments are closed.