No dia 5 de março deste ano, o Jornal de Jales já antecipava, em primeira mão, a participação, pela primeira vez, da jalesense Luana Renata Lourenço dos Santos, de 41 anos, no Campeonato Sul Americano de Jiu Jitsu, no dia 30 de abril, em São Paulo, com chances de boa classificação, mas a surpresa veio com a conquista do título de campeã, na sua categoria, na competição, realizada em 30 de abril.
Na reportagem do Jornal de Jales, Luana disse que começou praticando capoeira e depois decidiu pelo jiu jitsu, quando há dois anos um ladrão entrou em sua casa quando estava com seu filho de 11 meses e sofreu tentativa de homicídio e estupro. A repercussão foi tanta que ela acabou participando de um podcast e recebendo apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude para poder participar da competição.


A conquista foi divulgada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura onde ela afirma que “mesmo não tendo treinado o suficiente, por conta do tratamento médico do meu filho e ter machucado o cotovelo, com todos esses desafios, cheguei a sonhar com o resultado obtido. Em todo o tempo Deus foi direcionando tudo e a conquista devo às pessoas que me ajudaram, a começar pelo meu Sensei Marcelo Iwasaki, da Academia Grace Barra e também aos Senseis Tuim Junqueira, Nelson Martins, Giliano Campos e à Academia Garden”.
Ela disse que participar de um Campeonato Sul-Americano sempre esteve longe de sua realidade, mas não distante de seus sonhos. “Tinha vontade de participar de campeonatos, mas nunca tive condições. Após sair uma matéria em um jornal da cidade, a repercussão foi tão positiva que acabei sendo convidada para participar de um podcast. Fui presenteada com o pagamento da inscrição do Campeonato Sul-Americano e um amigo que estava acompanhando o podcast entrou em contato com uma pessoa da Prefeitura de Jales que articulou junto à Secretaria de Esportes e Juventude o apoio para minha participação no campeonato”.
A Prefeitura informa ainda que além de Luana, o atleta jalesense Jean Carlos dos Santos, também representou a Academia Grace Barra e trouxe medalha de ouro para Jales. Rafael Martiniano Mendes, de 26 anos, representante da equipe AFC Saiko, também conquistou medalha de bronze.

O jalesense Rafael Martiniano Mendes no pódio, com os outros vencedores

Comments are closed.