No último domingo, dia 28 de agosto, aconteceu no teatro Cacilda Becker, em São Bernardo do Campo, ABC Paulista, o lançamento do livro Black Belt Book, da Bueno Editora (Revista Master), e a realização do 1º Encontro Nacional de Faixas Pretas.
Entre os convidados e dezenas de atletas de vários estados brasileiros, um dos destaques foi o jalesense Antonio Marcos Silva, professor de taekwondo, 5°dan em Taekwondo (WT) e em Hapkido (Semokwan-Ryu), 4°dan em Hangumdo (Semokwan-Ryu e Tukkong Moossool) e 2°dan em Hankido (IHF).
O evento traçou um panorama sobre as transformações das artes marciais, contendo apresentações culturais, depoimentos de grandes mestres e várias homenagens.
O Black Belt Book é mais uma iniciativa do autor Fábio Amador Bueno, com a finalidade de registrar, divulgar e homenagear os artistas marciais. O trabalho realizado por ele é reconhecido no mundo todo, junto ao coautor da obra, professor doutor José Augusto Maciel Torres.
Nesta obra, especificamente, estão incluídos participantes brasileiros e internacionais (Alemanha, Áustria, Itália, Espanha e entre outros países).
De acordo com as informações, o formato digital do Black Belt Book estará disponível nas melhores livrarias do mundo a partir de 15 de setembro.
QUEM É
Em sua biografia no livro, disponibilizado por ele à equipe do Jornal de Jales, Antonio Marcos Silva tem 48 anos, é natural de Santa Fé do Sul e radicado em Jales.
O atleta explica que sua saúde no pulmão sempre foi muito frágil e que o médico que o acompanhava sugeriu que fizesse um trabalho aeróbico intenso. Foi a partir daí que começou a praticar artes marciais. Em novembro de 1987, teve as primeiras aulas de Taekwondo.
Como atleta, conquistou diversos títulos regionais e internacionais, como o Brasil Open 2006, na Copa Sengdo de Buenos Aires, na Argentina, e no Mundial de Hapkido IHF 2007, em Yongin, na Coreia do Sul.
Já como técnico, teve o privilégio de formar campeões regionais, paulistas, do antigo Latino-Americano de Taekwondo da Liga e, atualmente, da Copa América, do Paulista, além de possuir diversos títulos brasileiros no Hapkido Semokwan.
Hoje, Antonio Marcos ensina Taekwondo WT, Hapkido e Hangumdo Semokwan-ryu em Jales e realiza trabalho voluntário com entidades assistenciais para menores. “Em breve, ensinaremos defesa pessoal a vítimas de violência doméstica. Estamos negociando com grupos de apoio”, finalizou o atleta.