Fiel à linha editorial cultivada há 50 anos e meio, o Jornal de Jales abre espaço na edição de aniversário da cidade ao prefeito municipal. No caso presente, Luís Henrique dos Santos Moreira, 43 anos, empossado em 1º de janeiro de 2021 após vencer as eleições de outubro de 2020. O J.J. foi ouvi-lo sobre temas de interesse da comunidade. Eis a íntegra da entrevista integra da entrevista (D.R.J.)

Jornal de Jales: Quando se mudou para Jales há 10 anos, o senhor imaginou que em tão pouco tempo poderia ser o candidato a deputado estadual mais votado e, dois anos depois, o prefeito?
Luis Henrique: Sempre acreditei que posso realizar os meus sonhos. Algumas pessoas não sabem, mas sou formado em direito e empresário, fiz carreira profissional no setor de borracha, mas sempre levei meu intenso trabalho social para a política. Fui eleito o vereador mais jovem da história de Buritama –SP e, a partir daí, vieram contatos importantes em Brasília e o convite para ser assessor parlamentar, intermediando verbas e acelerando pedidos de entidades e associações na capital federal. A política, portanto, sempre esteve presente em minha vida. Quando conheci minha esposa, Alziane Rossafa Moreira, de família jalesense, decidi que iria viver em Jales, e fui acolhido por todos. Constituí família aqui e sonhava em poder contribuir com a cidade que me acolheu. As coisas foram acontecendo naturalmente, a população conheceu meu trabalho, minha vida e depositou confiança em mim, tanto que na eleição para deputado estadual, em 2018, obtive 25.240 votos, dos quais, mais de 8 mil foram conquistados em Jales, me fazendo suplente nesta eleição. Me surpreendi com o resultado e sabendo que poderia continuar contribuindo com o crescimento e desenvolvimento da cidade, coloquei meu nome à disposição nas eleições de 2020, quando obtive mais de 62% dos votos. Eu sempre acreditei neste meu sonho, o que eu não esperava é que ele se realizasse tão rápido. Só tenho a agradecer aos jalesenses que confiaram em mim e me ajudaram a realizar esse sonho de poder trabalhar em prol de Jales e de toda a população.

Jornal de Jales: Como o senhor se sente quando fica sabendo que há quem o chame de “forasteiro”?
Luis Henrique: Essa resposta já foi dada a essas pessoas que são a minoria. E a população que acreditou, confiou em mim e me elegeu prefeito de Jales, me ajudou a dar a resposta. A essas pessoas eu digo que precisou de um “forasteiro” chegar com a coragem de colocar o nome à disposição para administrar e gerir uma cidade que estava sem esperança, sem crédito na praça, sem perspectivas de crescimento e que havia sido atropelada pelas cidades da região. Viemos para resgatar a força da nossa cidade e autoestima do nosso povo. Estamos aqui construindo uma Jales com oportunidades iguais para todos e, no final de 2024, tenho certeza que entregaremos uma cidade muito melhor do que a que encontramos quando assumimos em janeiro de 2021.

Jornal de Jales: Ao assumir, o senhor propôs a chamada Reforma Administrativa. Em sua avaliação, a máquina administrativa passou a funcionar melhor?
Luis Henrique: Sim. Com a Reforma Administrativa inicial, houve a melhoria na distribuição das demandas e serviços públicos municipais, atribuindo às secretarias municipais temas específicos às suas reais funções, haja vista que a estrutura, quando assumimos, era da década de 90. Foi possível também modernizar as instalações destes órgãos, com a implantação de equipamentos e mobílias, possibilitando assim, melhoria nas condições de trabalho dos servidores, fazendo refletir diretamente no atendimento a todos os cidadãos que buscam os serviços públicos municipais, principalmente na agilidade e eficiência do atendimento. Pretendemos dar continuidade a esta reforma de maneira gradual, pois, com o surgimento de novas necessidades, entendemos que há a necessidade de adaptação.

Jornal de Jales: Em 16 meses à frente do Executivo jalesense, o desempenho de sua equipe está além, aquém ou dentro de sua expectativa?
Luis Henrique: A equipe está superando as expectativas, fazendo de um “limão”, uma “limonada”. Com recursos enxutos estão proporcionando melhorias visíveis para o município. Tanto que nesta semana, os jalesenses receberão em suas casas, um material de prestação de contas deste 1 ano e quatro meses de governo, em que pudemos mostrar, em 24 páginas, um resumo das obras que estavam paralisadas na cidade e nós concluímos, outras importantes obras e projetos que estavam sendo aguardadas há muito tempo pela população e que nós já iniciamos, além de muitas outras realizações que estão por vir. O governo estadual investiu cerca de R$ 90 milhões de reais em nossa cidade e nossa equipe está dando o seu melhor para planejar, otimizar os recursos e dar a destinação correta aos investimentos, que transformarão a realidade de nossa cidade.

Jornal de Jales: O senhor sempre foi ligado ao PP. Valeu a pena trocar o antigo partido pelo PSDB?
Luis Henrique: Sempre tive uma relação muito próxima e estreita com o Partido Progressista (PP), onde fui filiado por muitos anos, fiz muitos amigos e tenho as portas abertas, tanto no Diretório Estadual quanto no Diretório Nacional. Mas é importante ressaltar que deixei o PP há muitos anos, tanto que fui candidato a deputado estadual, em 2018, pelo PODEMOS, presidido nacionalmente também por uma amiga, a Renata Abreu e no Estado de São Paulo, pelo Thiago Milhim, um grande amigo que já foi Secretário de Esportes da Prefeitura de São Paulo até recentemente e se tornou um irmão, um parceiro. Mas não tenho arrependimento nenhum de ter trocado de partido, me filiado ao PSDB, onde fui recebido muito bem, de portas abertas, foi neste partido que ganhamos as eleições municipais e, nunca na história de Jales, houve tantos investimentos do governo estadual como está sendo feito atualmente em Jales. Somente no ano de 2021 foram liberados aproximadamente R$ 90 milhões para Jales, algo jamais visto no município. Então, só tenho a agradecer a todos os partidos por onde passei, fiz grandes amigos e deixei portas abertas. Com o PSDB não é diferente, já que é um partido que me fez o convite, me recebeu de portas abertas, tive o privilégio de ganhar a eleição para prefeito e é um partido que me tem dado todo o respaldo e mais ajudado o município de Jales, sendo grande parceiro e aliado.

Jornal de Jales: Como tem sido suas relações políticas com os vereadores?
Luis Henrique: Tenho uma boa e estreita relação com a grande maioria dos vereadores. Estes compreendem as necessidades de nossa cidade e trabalham pelo bem da população e pelo melhor para o município. Fiscalizam, desenvolvem projetos, acompanham de perto os anseios do povo e trabalham com responsabilidade, transparência, seriedade e dedicação. É uma relação de proximidade e meu gabinete está sempre de portas abertas para recebê-los. Converso diariamente com a maioria dos vereadores, pois temos um objetivo em comum: o melhor para Jales.

Jornal de Jales: A reação negativa dos munícipes à lei que criou a taxa do lixo e duas contribuições o surpreendeu?
Luis Henrique: Não, de forma alguma, pois já tinha conhecimento de que algumas cidades que instituíram as taxas em cumprimento à Lei Federal nº 14.026, do Novo Marco Regulatório de Saneamento Básico também sofreram reações do mesmo tipo. Porém, importante ressaltar, que nenhum contribuinte se sente feliz com a criação de tributos, muito pelo contrário, porém, somente com o tempo e com muito trabalho, conseguiremos mostrar as contrapartidas, os serviços proporcionados e um melhor atendimento à população. Infelizmente, o que observamos é que um grupo de pessoas politizou o assunto, coincidentemente, o mesmo grupo que também protestou na porta da Prefeitura quando decidimos implantar medidas mais restritivas no auge da pandemia e hoje sabemos que tomamos a decisão correta naquela época. A administração nunca quis implantar mais taxas para os munícipes, propor um projeto desta natureza, ainda mais em um período tão difícil que estamos atravessando, muito pelo contrário, trabalhamos sempre buscando o melhor para Jales. Se tivéssemos apenas pensando na arrecadação e não na população, tínhamos feito a atualização da planta genérica e proposto o aumento do valor venal dos imóveis que hoje corresponde a aproximadamente 20% do valor real dos imóveis, ou seja, teríamos um aumento considerável do IPTU e, consequentemente, substancial do ITBI do município, portanto, isso mostra que nosso intuito nunca foi prejudicar a população, pelo contrário.

Jornal de Jales: De que maneira o senhor imagina que poderá reverter o desgaste político decorrente desta medida?
Luis Henrique: Desgaste político nunca foi minha preocupação. Uma administração não se sustenta apenas de medidas populares. Meu foco e de nossa equipe é pensar e trabalhar pelo bem do município e de quem vive aqui, mesmo que seja necessário tomar decisões que possam desagradar, mas que o futuro mostrará que eram precisas. Um político pensa nas próximas eleições, mas um estadista pensa nas próximas gerações. Meu foco é o trabalho e estamos trabalhando muito para melhorar esta cidade e levar mais qualidade de vida para os jalesenses.

Jornal de Jales: Em outubro teremos eleições. O senhor já definiu os candidatos a deputado que terão seu apoio e de seu grupo político?
Luis Henrique: Os candidatos a deputados que terão o nosso apoio são os que estão ajudando Jales a crescer e se desenvolver.

Comments are closed.