Eleito para o mandato 2021/2024, o vereador Hilton Marques (PT) faz um balanço no sentido de prestar contas à população de Jales que o elegeu para ocupar a cadeira na Câmara Municipal durante este período.
Convicto de seu papel como representante da população, Marques procura conduzir seu trabalho pautado em assuntos relevantes de interesses comuns.
Você está no último ano deste mandato para o qual foi eleito. Quais foram os maiores desafios até aqui?
Hilton Marques: Não tem como negar que o primeiro desafio sem dúvida alguma foi a pandemia, acompanhar todo este processo de imunização, filas e a forma do município se organizar preservando a vida das pessoas, foi um desafio para todos, desde as equipes de saúde, gestores e também nós vereadores na função da fiscalização e representação popular. Saímos também de uma eleição com uma renovação de 70% na Câmara de Jales e este foi um desafio, de realizar um trabalho que de fato represente a população e lute por ela. Posso citar o caso do projeto de lei que instituiu novas taxas no município, ao qual nos posicionamos contrários e fizemos uma articulação que levou a queda de duas dessas taxas e um preço bem menor ao contribuinte. Levamos a insatisfação das pessoas no momento através de projeto de lei de iniciativa popular, que sem dúvida teve uma grande importância neste processo todo.
Você foi o único vereador eleito de uma campanha de oposição ao atual Prefeito, retomando assim também a presença do PT no legislativo jalesense. É diferente o trabalho da oposição com o da situação?
Hilton Marques: Saí de uma eleição difícil e fui eleito o único vereador de oposição. Temos sem dúvida alguma, diversas bandeiras, frentes e lutas que travamos, porém ser oposição não quer dizer ser contra a cidade. Certamente a oposição tem um trabalho muito mais difícil no meu caso, pois além de ser minoria temos que travar debates ferrenhos em defesa da população como foi a questão das taxas respondidas na pergunta anterior. O trabalho da situação naquele momento foi aprovar e o nosso, foi justamente o oposto, defender as pessoas deste abuso. Sempre procuramos debater e apontar os caminhos que entendemos serem os melhores para o município, chegando ao mesmo ponto e economizando do dinheiro público. Busco caminhar pela coerência sempre, em diversas oportunidades sentamos com o Prefeito para apontar situações, tentando mudar ou para caminhar juntos como é a questão do Instituto Federal que tem sido uma bandeira histórica pela qual lutamos. Hoje não existe mais espaço para a politicagem barata, quando isso acontece, é sempre a população que perde, ou seja, nós perdemos.
Podemos ver que a condução do seu mandato tem sido sempre feita com muita atenção a todos os setores, inclusive usando o prestígio que tem com lideranças do seu partido que voltou a governar o país novamente, como tem sido este trabalho?
Hilton Marques: Este é um outro fator que tem sido positivo para a cidade, nossas relações com lideranças políticas do partido trouxeram novamente recursos públicos, através de emendas parlamentares, que somam mais de um milhão e meio, atendendo a saúde, entidades sociais, agricultura, cultura, além de futuras parcerias que estamos lutando para se concretizarem de forma direta também no esporte. Nossa relação com parlamentares e lideranças do governo tem sido sempre colocada à disposição da cidade, para que possamos ser ponte na busca de recursos.
Neste ano eleitoral com o pleito à vista, qual a expectativa do PT para as eleições?
Hilton Marques: O Partido dos Trabalhadores hoje tem o Professor e Diretor de Escola, Luis Especiato como pré-candidato a prefeito, para que não deixemos acontecer uma candidatura única novamente, pois isso enfraquece a democracia e tira das mãos do povo a opção de escolha. E também, principalmente, para que seja feito o debate sobre a cidade de Jales de forma séria e responsável. Temos muitas situações para apontar e debater que não podemos deixar de lado. Temos uma expectativa de aumentar o número de cadeiras na Câmara Municipal, havendo assim mais representantes que venham a ter um compromisso direto com a população.
Como tem sido o trabalho em 2024 e quais as perspectivas para o segundo semestre?
Hilton Marques: O trabalho segue a todo vapor, seguimos firmes e buscando a melhoria de vida das pessoas sempre, não apenas com críticas, mas também fazendo acontecer. Por exemplo já trouxemos quase R$ 3 milhões de recursos públicos para Jales, seja em recapeamento, para investimento na saúde, na promoção da cultura, no fortalecimento das instituições existentes no município que muitas vezes chegam onde a Prefeitura não consegue chegar. Nosso mandato tem se diferenciado neste quesito sempre, de um trabalho próximo das pessoas e que também tem trazido resultados significativos, perdido em legislaturas anteriores. Conseguimos abrir ainda mais a Câmara de Jales para a participação das pessoas através de um projeto de resolução que criou o Banco de Ideias Legislativas, para as pessoas poderem contribuir também com o Poder Legislativo. E cada vez mais buscamos ações que possam tornar a administração pública de simples entendimento para as pessoas, para que todos possam exercer o seu direito de fiscalizar e ser informado.
Você considera a sua atuação como a mais participativa da Câmara de Jales?
Hilton Marques: Temos mais de 940 proposituras apresentadas na Câmara, que são reflexo do nosso trabalho nas ruas, em contato com as pessoas, que nos chamam muitas vezes para apresentar situações problemas que oficializamos diante da Prefeitura Municipal através destas proposituras. Temos um trabalho muito firme neste quesito, que tem se destacado bastante, inclusive diante da opinião pública que sempre nos elogia quanto a estar próximo e levando de forma séria as demandas adiante. Só para ter ideia, apenas de indicações de ruas que necessitavam de recapeamento ou não tinham ainda se quer o asfalto, fizemos mais de 100 (cem) indicações através do nosso mandato.
Você considera importante para um vereador o senso crítico e questionador?
Hilton Marques: Eu busco sempre diante de cada problema, de cada situação, entender o que está acontecendo e o porquê acontece, entender realmente o problema na sua raiz e ver qual a possibilidade de resolver a situação. Não apenas para questões de infraestrutura, mas também ao atendimento que as pessoas merecem ter, seja na saúde, na assistência social, no esporte, enfim, ao retorno que todos nós que somos moradores da cidade esperamos do Poder Público. Sempre me coloco no lugar das pessoas e me debruço em tentar resolver as situações apresentadas. Se uma pessoa hoje tem dificuldades em sua família e precisa de comida, ela precisa ser assistida pelo município, acolhida e acompanhada.
Qual mensagem gostaria de deixar para o Jalesense?
Hilton Marques: A participação popular, a presença das pessoas na Câmara de Jales é muito importante, somente tivemos participação em situações mais polêmicas. Acredito que nós como cidadãos devemos utilizar e ocupar todos os espaços que cabem a nós. Somente buscando entender mais da política e das decisões que são tomadas através dela, é que para um futuro teremos sucesso em ter uma cidade melhor e um eleitor mais consciente. Se você não gosta, alguém vai gostar e tomar as decisões por você, gostando ou não. Isso só muda com pessoas mais presentes nas decisões políticas da cidade. É um desafio para o futuro que temos que refletir de forma profunda enquanto sociedade, enquanto cidadãos e eleitores que somos.