Bruno Gabaldi:

O último dia 8 de maio foi o prazo final para que os eleitores pudessem resolver pendências com a Justiça Eleitoral, inclusive quitar multas decorrentes de ausências às eleições anteriores e regularizar o documento.

Segundo levantamento feito pela 152ª Zona Eleitoral de Jales, a pedido do Jornal de Jales, atualmente, o município possui 36.220 eleitores aptos a votar na eleição municipal deste ano, ou seja, cerca de 74% da população total.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no mês de abril, em Jales havia 36.205 eleitores aptos. Em comparação com o fim da regularização no dia 8, houve apenas um aumento de 15 eleitores.

Nas eleições gerais de 2022, a cidade detinha 38.468 eleitores aptos. Ou seja, houve uma queda de 2.248 eleitores em Jales.

Os números revelam que 7.914 títulos foram cancelados na cidade e a explicação do Cartório Eleitoral é de que o cancelamento só ocorre quando o eleitor deixa de votar em três eleições consecutivas, não justifica e não recolhe a taxa, como também, a falta da biometria que no caso de Jales está aberta para regularização desde 2017.

A partir de agora, o eleitor que está com o título irregular ou cancelado não tem mais como regularizar sua situação e não poderá participar da eleição municipal de 2024.

Conforme estabelece a Lei das Eleições, o cadastro eleitoral estará fechado para receber requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência de domicílio, entre outros pedidos, nos 150 dias antes da data da votação, que neste ano ocorrerá no dia 6 de outubro.

Não regularizar o título provoca diversas consequências na vida do eleitor. Além de não poder votar na eleição, o eleitor também terá dificuldades em emitir documentos, realizar matrícula em universidades, receber benefícios sociais ou assumir cargos públicos.

Para saber mais sobre a situação do título, é possível fazer a consulta no Portal do TSE.

CAMPANHA

O Cartório Eleitoral informou ao J.J. que, durante a campanha de regularização, entre janeiro e 8 de maio de 2024, a unidade realizou um total de 1.693 atendimentos entre eleitores de Jales, Dirce Reis e Pontalinda, cidades atendidas pela 152ª Zona Eleitoral.

Em janeiro foram 216 atendimentos, fevereiro 224, março 163, abril 466. Já entre os dias 1º de maio a 8 de maio: 624 atendimentos.

Os dados revelam que Dirce Reis conta atualmente com 1.685 eleitores aptos a votarem e Pontalinda, 3.152 eleitores. Já em relação aos cancelamentos, Dirce Reis houve o cancelamento de 282 títulos e, em Pontalinda foram 599 títulos.

O Cartório Eleitoral de Jales confirmou o cancelamento de quase 8 mil títulos no município

Comments are closed.