Julia Nanci
Os estudantes do 6º e 7º ano da Escola Estadual Juvenal Giraldelli, da Diretoria de Ensino de Jales, com incentivo da Professora Josiane Cristina Dourado, do Diretor da escola Jonas Negro Gerez Sanches, e da Coordenadora Pedagógica Alexandra Nascimento de Souza, desenvolveram o projeto de uma rádio informativa dentro da escola. As eletivas, que são aulas específicas voltadas para o protagonismo e interesse individual dos alunos, acontecem desde o começo do ano, e a cada semestre escolar contam com um evento diferente, que aborda um pouco da comunicação e do radiojornalismo.
COMUNICAÇÃO
Durante a execução da transmissão interna, os estudantes divulgam avisos e recados importantes para seus colegas a respeito de provas, assim como eventos escolares através de alto-falantes espalhados pelo prédio da escola.
Na quinta-feira, dia 17, o locutor da Band Fm de Jales, Agnaldo Velho, visitou a oficina para prestigiar e bater um papo com os jovens protagonistas sobre o rádio jornalismo e a importância de compartilhar informações.
“Sou professora há 25 anos e tenho bastante experiencia em sala de aula, mas nunca tinha trabalhado com eletivas e nem com projetos de rádio escolar. Ter vivencias nessa eletiva, ampliou os meus horizontes, pois o estudo da língua portuguesa através da elaboração de textos e a dinâmica planejada, tornou o meu trabalho muito mais significativo.” contou Josiane Dourado, professora dos radio jornalistas mirins.
O projeto, além de incentivar os educandos desenvolvendo as habilidades técnicas de comunicação e incentivando a criatividade, estimula o trabalho em equipe e melhora a capacidade de expressão verbal e escrita dos alunos, garantindo uma experiência diferente e prática que exige bastante envolvimento.