Gestores, professores, agentes e educadores que atuam junto aos alunos com necessidades educativas especiais, como autistas e diversas deficiências, tiveram capacitação sobre as Necessidades Específicas da Educação Especial durante o 1º Congresso de Educação de Jales, nos dias 24 e 25 de julho, com profissionais especializados debatendo o assunto. Foram realizadas oficinas nas deficiências específicas (física, visual, auditiva e intelectual), para despertar um novo olhar dos profissionais da Educação sobre o contexto da escola e seu público.
O congresso foi realizado no Centro Cultural Dr. Edilio Ridolfo e no Unijales e teve na abertura a presença do prefeito Luis Henrique, da secretária Municipal de Educação, da professora doutora Adriana Campos, do vereador Bruno de Paula, representando o Poder Legislativo, do reitor do Centro Universitário de Jales – Unijales, Oswaldo Soler Junior, da vice-reitora acadêmica, Rosangela Juliano Bordon Bigulin, do Juiz Federal, Roberto Lima Campelo, da conselheira Tutelar, Marilene Bonadio Antunes e da coordenadora pedagógica da APAE, Silvana Okumura.
Para o Juiz Federal, Roberto Lima Campelo, “foi um prazer participar do 1º Congresso da Educação de Jales, cidade em que fui totalmente acolhido. A Educação é um direito fundamental de todos e o estado aliado às instituições privadas têm o dever de contextualizar, evoluir e de trazer o melhor para a educação de nossas crianças e adolescentes. Faço doutorado hoje, nunca deixei de estudar e por meio da educação consegui todas as coisas da minha vida profissional, sou um entusiasta da educação e quero parabenizar a cidade de Jales, em nome do prefeito Luis Henrique pelo grande evento, o qual tenho certeza, que será o primeiro de muitos”.
APOIO
A secretária Municipal de Educação, a professora doutora Adriana Campos, agradeceu o apoio dos profissionais da Secretaria de Educação para a realização do Congresso que teve custo zero para a municipalidade “tudo graças aos profissionais de excelência que temos em nossa rede. Quero agradecer ainda os palestrantes voluntários e os oficineiros que trabalharam o tema Educação Inclusiva. Temos recebido muitas crianças com deficiências na rede e elas têm sido incluídas da melhor forma possível por nossas equipes. Estamos trabalhando para isso, para o desenvolvimento da nossa educação. Atualmente atendemos 87 crianças com diferentes deficiências e oferecer a elas aprendizagem de qualidade é o nosso lema”.
Durante o seu pronunciamento, o prefeito Luis Henrique também falou da sua alegria em participar do 1º Congresso de Educação de Jales. “Um dia muito especial e gostaria de agradecer e parabenizar todos que estão fazendo parte deste grande evento. Chegar a uma educação de excelência não é fácil, é muito difícil, porém mais difícil do que chegar é manter essa educação que o município tem e os números comprovam. Isso tudo graças ao trabalho, dedicação e amor de cada um de vocês. Se a educação de Jales é tão bem avaliada, se nossas crianças têm tudo de melhor é graças ao trabalho de vocês. Estamos trabalhando de forma incansável e vamos assinar o convênio com a Associação de Deficientes Visuais de Fernandópolis ainda neste ano para que possamos melhorar ainda mais a nossa educação”.