Teresinha Pereira da Costa Scarin, é um exemplo vivo de superação e determinação, sua trajetória reflete os desafios de uma geração que, em muitos casos, viu as oportunidades educacionais limitadas aos homens. A idosa de 72 anos, iniciou seus estudos em Icém, onde concluiu o terceiro ano na Escola Rural do Córrego Rico, mas foi forçada a interrompê-los depois de alguns desafios da época. Por mais de 40 anos, permaneceu afastada das salas de aula, mas, aos 51 anos, decidiu reescrever sua história, prestou uma prova de escolaridade na Escola do Arapuã, retomou os estudos pelo programa EJA – Educação de Jovens e Adultos na escola EE.Prof. Carlos de Arnaldo Silva do Prata e, com dedicação, concluiu o ensino médio após três anos e meio.

Sua vida também foi marcada pelo trabalho como conselheira tutelar, função que desempenhou com comprometimento por mais de 15 anos. Eleita em três mandatos e suplente em outros três, assumiu o cargo em diversas ocasiões, servindo como uma figura de apoio para muitas famílias até o início de 2020. Em 2014, foi diagnosticada com câncer de boca, passando por um tratamento doloroso. Em 2019, a doença retornou em forma de metástase pulmonar, levando-a ao tratamento paliativo no Hospital do Amor. Com fé inabalável e o apoio dos familiares, iniciou seus tratamentos. Desde então, Teresinha tem vivido um dia de cada vez, mantendo o acompanhamento médico e celebrando cada pequena vitória.

FACULDADE

Este ano, Teresinha surpreendeu a todos ao compartilhar seu desejo de ingressar na universidade, confidenciando a ideia à família, que prontamente a incentivou. No dia 27 de outubro, realizou seu primeiro vestibular, mesmo antes de saber o resultado, já se sentia realizada por ter vivido essa experiência. No dia 18 de novembro, recebeu a notícia: foi aprovada no curso de Psicologia do Unijales, realizando sua matrícula e, aos 72 anos, tornou-se a mais nova universitária da família.
Agora, ela se prepara para os próximos cinco anos de estudos com a determinação que sempre a acompanhou. Seu objetivo? Utilizar os conhecimentos adquiridos para ajudar pessoas a enfrentarem seus desafios com mais serenidade e resiliência.

“Já me sinto vencedora por chegar até aqui” declara Teresinha, que é motivo de orgulho para filhos, netos e todos que a conhecem. Sua história é um testemunho poderoso de que nunca é tarde para realizar, aprender e inspirar.

Teresinha Pereira da Costa, é um exemplo vivo de superação e determinação, aos 72 anos decidiu iniciar os estudos em Universidade de Psicologia

Comments are closed.