Foi publicada nesta semana a mudança na faixa etária do programa Jovem Aprendiz Paulista, que visa dar oportunidades profissionais a jovens. A partir de agora, o público entre 19 e 24 anos passa a ter acesso ao benefício que antes era restrito a adolescentes entre 14 e 18 anos.
O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos do Estado e estimula que micro e pequenas empresas contratem aprendizes, sendo a capacitação técnica e pedagógica deles custeada pelo estado.
O governo também pretende ampliar os segmentos que aderem ao programa incluindo bares, restaurantes e telemarketing fazendo com que novas ocupações profissionais possam ser atendidas.
As empresas que fazem parte do Jovem Aprendiz Paulista têm benefícios como menor recolhimento do FGTS (2%), não têm custos com demissões e recebem suporte no trâmite de contratação dos aprendizes. O projeto estimula a contratação da população dos bairros onde estão localizadas as empresas, visando fortalecer o vínculo entre os moradores e a economia local.
Os jovens interessados podem participar do programa por até 24 meses e recebem um salário-mínimo/hora, além de capacitação gratuita. A jornada de trabalho é de quatro a seis horas diárias e de quatro dias na semana. Para participar, o candidato deve estar matriculado na rede pública dos ensinos fundamental, médio ou Jovem Adulto (EJA).