• Por Bruno Gabaldi

“Dedico este livro para todas as famílias!”. Escrito com apenas 5 anos de idade, Gabriel Eduardo Santos da Costa lançou sua primeira obra em fevereiro deste ano, intitulada “Crianças Aventureiras”.
Em contato com o Jornal de Jales, Denise Pereira dos Santos, mãe de Gabriel, explicou que o filho sempre se interessou pela leitura, incentivado por ela e pelo pai, Weliton da Costa Teodoro. “Nós lemos muito para ele. Gabriel tem uma rotina de leitura toda noite. A inspiração para escrever o livro veio após ele ler a coleção A Casa na Árvore com 13 Andares. Gabriel foi presenteado pelo autor desta coleção, o Andy Griffiths, com uma ilustração motivada pelo livro do meu filho”, ressaltou Denise.
Ainda segundo a mãe, o livreto, que tem 16 páginas, foi produzido durante a pandemia. “Começamos com folhas sulfites. Ele foi desenhando os personagens, as cenas e escrevendo a história”, disse.

O LIVRETO
A execução da obra teve parceria e produção através dos projetos Meu Livro – escrevo e brinco e #Criançaautora, que faz parte do Leve Adiante Literatura, iniciativas que promovem uma obra única, experimental e inspiracional, escrita exclusivamente por crianças de 5 a 10 anos, principalmente para que elas experimentem os primeiros passos de um autor mirim. Além disso, tem uma proposta de ser como livro-lembrança, para eternizar momentos como esse.
Por ser um projeto experimental, não existe a pretensão de oferecer a publicação de um livro padrão para comercialização. Nesse espírito, a mãe Denise relatou que entregou cópias da obra do filho nas escolas municipais de Jales.
Gabriel Eduardo, em formato de texto narrativo, aborda em seu livreto a história de dois irmãos, Piter e Rogers, que estão no primeiro dia de aula. Os irmãos fizeram amizade com a turma toda e, enquanto a professora fazia a leitura de um livro, eles e os amigos viajaram na história como se estivessem vivendo-a realmente. A ilustração é de Mariana Hossein Fontes.
“Ele está tão animado que já está escrevendo outro livro. Em breve vamos publicá-lo. Gabriel também incentivou outros coleguinhas a escreverem”, revelou Denise.

QUEM É
Filho único, Gabriel Eduardo Santos da Costa, que atualmente tem 6 anos, mora com os pais em um sítio localizado em Fátima Paulista, distrito de Turmalina. A mãe Denise Pereira dos Santos é assistente social do CRAS de Jales, e o pai Weliton da Costa Teodoro é professor/coordenador da Escola Estadual Sueli Silveira Marin Batista.
Gabriel estuda na Cooperjales Objetivo, onde cursa o 1º ano, ministrado pela professora Rosilene Aparecida Alexandre.
Em sua biografia no livro, o autor mirim diz que gosta de brincar de muitas coisas, entre elas videogame, pega-pega e pique-alto. “Também gosto de ler… tenho muuuuitos livros”, finaliza o autor mirim.
Para quem quiser acompanhar a trajetória do Gabriel com o desenvolvimento de seus livros, basta acessar seu Instagram: https://www.instagram.com/gabriel_eduardo_biel/ .

O livro de 16 páginas teve parceria e produção através dos projetos Meu Livro – escrevo e brinco e #Criançaautora, que
faz parte do Leve Adiante Literatura. A ilustração ficou
por conta de Mariana Hossein Fontes
Biel, como é carinhosamente chamado, desenvolveu sua primeira obra em casa, durante a pandemia, desenhando
e escrevendo em folhas sulfites

Comments are closed.