Uma iniciativa da professora Sarah Garcia Santana, da escola municipal Profa. Elza Pirro Viana, está incentivando alunos do 4º. e 5º. anos do ensino fundamental ao desenvolvimento da leitura e escrita.

Pilares da educação, com o acesso das crianças ao mundo digital, as escolas sentem cada vez mais dificuldade em aproximar os alunos deste que é um dos processos mais importantes da formação escolar.

O projeto da educadora irá elaborar um jornal em conjunto com as crianças, intitulado Jornal Elza Pirro Viana, como atividade para a turma que frequenta aulas complementares de reforço na escola: “a ideia é que eles se interessem pela leitura e escrita através da confecção de um jornal feito por eles mesmos”, contou ao Jornal de Jales.

Para motivar ainda mais os cerca de 13 alunos, a professora agendou uma visita à redação do JJ que aconteceu na quarta-feira, dia 19, onde foram recebidos pela diretora Camila Samartino Costa, a editora-chefe Giana Rodrigues, a redatora Josiane Bomfim e o estagiário em comunicação, Lucas Berti.

A equipe respondeu perguntas elaboradas pelas crianças e a visita fará parte também do jornal que irão elaborar

CURIOSIDADE

Com perguntas elaboradas em sala de aula, as crianças demonstraram interesse pelo processo de elaboração da notícia e todo o caminho para que o jornal impresso e online chegue aos seus leitores. Eles também conversaram com os profissionais sobre o avanço do digital e a importância da apuração das notícias, conheceram o arquivo do semanário e folhearam as páginas que tem ajudado a contar a história de Jales.

“É muito importante que iniciativas como estas aconteçam, pois a leitura e escrita possuem papel fundamental na vida do ser humano. Nos deparar com o interesse deles pelo nosso trabalho foi gratificante”, contou Giana Rodrigues.

Dentro da redação os alunos também puderam ver nos computadores como é feita a diagramação do jornal e conhecer métodos antigos, como as máquinas de escrever e os gravadores de fita: “o contato com a tecnologia fascina as crianças e ao mesmo tempo, conhecer mecanismos do passado desperta curiosidade e interesse”, revelou Josiane Bomfim.

Na despedida, antes de partirem para o ônibus escolar, as crianças foram presenteadas com exemplares e um mimo: “as portas da redação estão sempre abertas a projetos como este”, disse a diretora Camila Samartino.

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