A ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho (ETEC Jales) realizou a Semana de Estudos de Agricultura Orgânica, entre os dias 9 a 16 de setembro, e contou com uma média de 150 participantes.

O evento foi organizado pelos cursos Técnicos em Agropecuária Modular e Alimentos, em parceria com o Sindicato Rural de Jales, SENAR/FAESP e contou com as presenças de agricultores, professores, engenheiros agrônomos, zootecnistas, alunos do curso de Agronomia do Unijales, alunos do Curso de Tecnologia em Agronegócio da Fatec Jales e os alunos dos cursos técnicos em: Agropecuária Modular, Agropecuária Integrado, Alimentos e Veterinária da Etec Jales para conhecer e aprender práticas sustentáveis na agricultura orgânica.

PALESTRAS

A primeira palestra, no dia 9, foi proferida pela engenheira agrônoma Mariley Almeida (Sindicato Rural de Jales, Senar/Faesp) que abordou o tema “Agricultura Orgânica: Potenciais culturas para o Noroeste Paulista”. Mariley discorreu sobre as potencialidades na região para o cultivo do moranguinho, batata inglesa, cebola, alho, tomate no sistema de cultivo orgânico.

No dia 10 foi realizada a palestra sobre “Transformação do Manejo de Pragas com o Uso de Biológicos”, pela engenheira agrônoma, Bruna Bertossi, juntamente com a colaboração da engenheira agrônoma jalesense Letícia Barrientos. A palestra abordou de forma detalhada o uso de produtos biológicos no controle de pragas das culturas, principalmente da cana de açúcar.

Na quinta-feira, 12, ocorreu uma Roda de conversa: “Experiências de um produtor de produtos Orgânicos Certificados”, com a participação do agricultor Juaílson Pereira da Silva, da cidade de Ouroeste – SP, que contou com a colaboração do engenheiro agrônomo Marco Antônio Castanheira (IAPAR).

Os participantes questionaram as técnicas de manejo das culturas, e as formas adotadas para o controle de pragas e doenças, sem a utilização de produtos químicos. Encerrando a noite aconteceu a “Feira de Saberes e Sabores”, em que os professores e alunos do curso Técnico em Alimentos prepararam diversos tipos de alimentos alternativos com a utilização de plantas. Foram preparados sucos, coquetéis sem álcool, bolos, tortas e patês. A atividade foi um sucesso, inclusive despertando o interesse de muitos pela utilização das PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e receitas que foram prontamente fornecidas pelos alunos e alunas do curso.

A sexta-feira, 13, ficou reservada para a Oficina: “Preparo de Produtos Alternativos para o Manejo Orgânico das Culturas do tomate, batata, alho e moranguinho”. A condução da oficina ficou sob a responsabilidade da Engenheira Agrônoma Mariley Almeida (Senar/Faesp – Sindicato Rural de Jales), que ensinou a preparação de um composto orgânico conhecido como Bokashi, visando utilização na agricultura orgânica como fertilizante e também protetor de plantas. Utilizando ingredientes, como farelo de trigo, torta de mamona, melaço de cana e microrganismos, o produto foi preparo utilizando da fermentação anaeróbica, em um tambor de 200 litros. Ao final da atividade foi realizada uma confraternização oferecida pelos parceiros da Etec, Sisndicato Rural de Jales-Senar/Faesp.

O encerramento da Semana de Estudos de Agricultura Orgânica ficou para segunda-feira, 16, com a Palestra “Produção de ovos em sistemas caipiras: aspectos gerais”, com o palestrante, zootecnista Everton Lemos Cirino Silva (Marandu Consultoria; ex-aluno da ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho; Sindicato Rural de Jales-Senar/Faesp).

A organização do evento agradece a todos os palestrantes, professores, alunos, imprensa e colaboradores do evento. Um agradecimento especial aos parceiros Sindicato Rural de Jales-SENAR/FAESP.

Comments are closed.