Na segunda-feira, dia 15, a Santa Casa de Misericórdia de Jales e a Universidade Brasil de Fernandópolis fecharam um importante instrumento de convênio e cooperação técnica, com o objetivo de promover a integração entre as áreas da saúde para fins de ensino, pesquisa e extensão.
O acordo, que visa o estágio curricular do internato do curso de Medicina e pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia e Medicina de Urgência, está previsto para iniciar em 1º de agosto e futuramente, contará com residência médica.
ASSINATURA
A reitora da Universidade Brasil, Bárbara Izabela Costa, e o coordenador administrativo da unidade de Fernandópolis, Adriano Gonzales, estiveram presentes no hospital para oficializar a parceria. Eles foram recebidos pelo provedor da instituição, Edson Roberto da Silva e pelo advogado, Carlos Alberto Expedito de Britto Neto.
Em entrevista ao Jornal de Jales o provedor destacou a relevância do convênio: “o internato é um período acadêmico obrigatório e contribui para formação do futuro médico, sendo que os médicos com boa formação beneficiam não só o hospital, mas todos os serviços de saúde e por consequência, a população de uma maneira em geral”, disse.
Com essa parceria, a Santa Casa de Jales busca fortalecer a formação dos estudantes de medicina, ampliando suas oportunidades de aprendizado prático e contribuindo para a melhoria dos serviços na instituição.
FUTURO
Já em relação a pós graduação lato sensu, que terá início com Ginecologia e Obstetrícia, e Medicina de urgência, e futuramente, a depender de aprovação do MEC, com a residência médica, serão mais profissionais médicos que estarão atuando na instituição, agilizando os atendimentos.
“Desta forma, o hospital poderá pleitear um tão sonhado e difícil credenciamento como hospital de escola, o que traria mais recursos financeiros a serem convertidos em prestação de serviços”, declarou o provedor.
Questionado a respeito da existência de um plano para expandir este convênio para outras áreas da saúde além de Ginecologia e Obstetrícia e Medicina de Urgência, Edson Roberto da Silva respondeu que: “o curso de pós graduação lato sensu é definido pela Universidade Brasil e as áreas de especialidades são estas. Já na área de Residência Médica a Universidade sabe que é planejamento estratégico do hospital ter programas na instituição e garantiu que iremos conquistar juntos esse sonho, e para isso estamos trabalhando para Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Anestesia e Cirurgia Geral”, concluiu.