O Governo de São Paulo lançou o programa Jovem Aprendiz Paulista que incentiva as micros e pequenas empresas a contratarem jovens de 14 a 18 anos matriculados na rede estadual de ensino, por meio de benefícios ao empregador, oferecendo capacitação custeada pelo Estado e vaga de trabalho próxima à escola e à residência do aluno.
Coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos, o programa prevê investimentos de R$ 145,5 milhões por parte do Estado e a contratação de até 60 mil estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 14 e 18 anos, por micro e pequenos empreendimentos.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Carlinhos Altimari, “num futuro muito próximo, o aprendiz de hoje poderá se tornar o empreendedor que vai assegurar novas oportunidades a outros estudantes. Com este programa estamos movendo a alavanca da oportunidade para oferecer ao jovem a chance de um futuro melhor”.
De acordo com o prefeito Luis Henrique, “abrir as portas do mercado de trabalho para os jovens é muito gratificante, isso oferece responsabilidade e esperança. É um projeto que vai dar oportunidade e mudar a trajetória de muita gente que tem talento e precisa de oportunidades”.