A 1ª edição do Congresso de Educação de Jales – COEJ será realizada amanhã e terça-feira, tendo como objetivo atender à demanda de estudo e reflexão sobre as necessidades específicas da educação especial. O Congresso vai reunir os servidores públicos municipais da educação e promover a formação em serviço, fazendo parte do planejamento para o retorno às aulas.
Também destinado à formação dos educadores que atuam junto aos alunos com necessidades educativas especiais, a Secretaria de Educação programou palestras com profissionais especializados e oficinas nas deficiências específicas (física, visual, auditiva e intelectual), para despertar um novo olhar dos profissionais da Educação sobre o contexto da escola e seu público.
O Congresso ocorrerá com palestras no Teatro Municipal, no dia 24 de julho, e Oficinas nas Salas da UNIJALES, no dia 25. No primeiro dia, destinado aos gestores, professores, educadores e agentes, a programação terá início às 7h40, com a abertura, seguida pela “Contação de história” da EMEI Prof. Antonio Di Bernardo Perez e a palestra “Marcos do Desenvolvimento Infantil”, ministrada pela fonoaudióloga Francieli Trevisan. Após o intervalo, às 10h10 terá a apresentação do Coral da EMEI Gema Aparecida Prandi Rosa e a palestra “O Autismo no contexto escolar”, ministrada pela professora Mariângela Nunes da Silva.
No período da tarde, será feita uma homenagem aos alunos destaques na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, seguida por palestra que abordará o tema “Debatendo Bullying: Violência disfarçada de brincadeira na escola”, ministrada pela Psicóloga Educacional da Secretaria Municipal de Educação Lieny Munhoz Martins. Vai acontecer ainda o espetáculo “Quadrinhos em Cena” e a palestra “Qual é o teu caminho?”, ministrada pela diretora da EMEI Prof. Antônio Di Bernardo, Jane Maiolo.
Nas dependências da Unijales, no dia 25, acontecerão as oficinas, das 8h às 9h30, sobre os temas Deficiência Física – DF (Marta Gomes Nicoletti), Deficiência Intelectual – DI (Mariângela Nunes da Silva), Deficiência Visual – DV (Sirlene Gasques) e Manejo Comportamental (Lieny Munhoz Martins). Das 10h10 às 11h40 acontecerão as oficinas para professores sobre os temas Deficiência Física – DF (Marta Gomes Nicoletti), Deficiência Intelectual – DI (Mariângela Nunes da Silva) e Deficiência Visual – DV (Sirlene Gasques) e, para gestores e estagiários, sobre Gestão de Pessoas (Lieny Munhoz Martins).