Depois do período de pandemia, a Unijales voltou a realizar de forma presencial a XV Jornada de Iniciação Científica, nos dias 10 e 11 de outubro, movimentando docentes e discentes, tendo como tema Ciência e Sociedade.
A abertura aconteceu no Teatro Municipal, na noite de quinta-feira (dia 10), comandada pelo Mestre Ian Especiato representando o organizador do trabalho, o professor doutor Silvio Luiz Lofego, diretor de Pesquisa e Extensão da instituição que não pôde comparecer na data por motivos de saúde.
O professor PhD José Marcos Rezende levou os alunos a refletirem sobre as escolhas durante a graduação e os passos que podem ser dados sobre a pesquisa científica, com a palestra “Me formei… E agora?”, descrevendo o início de seus estudos até suas experiências internacionais como pesquisador.
A segunda palestra, sob os cuidados do professor doutor João Paulo Pereira Coelho mostrou que o percurso da educação proporciona uma farta colheita. Sua experiência na área de História também lhe rendeu muitas vivências que puderam ser narradas aos presentes.
No dia 11, a jornada continuou no Unijales, com mais de 150 alunos e docentes apresentando seus trabalhos que podem ser conferidos na aba “pesquisa”, no site do Centro Universitário. Realizados de forma simultânea, os pesquisadores foram divididos em doze salas, cada uma com tema e área específicos dos alunos participantes.
Para o diretor de Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego, cursos superiores que não trabalhem na produção do conhecimento são inconcebíveis. “Vivemos um mundo em que a nossa capacidade de reavaliar e discernir será cada vez mais colocada à prova e estar preparado para esse desafio é fundamental”, destacou em seu texto de apresentação.
A jornada teve a participação da Unibrasil, Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF e Unifunec, de Santa Fé do Sul.