Intitulada “Pesquisa é Futuro”, a 16ª Jornada de Iniciação Científica do UNIJALES foi realizada nos dias 06 e 07 de novembro, com abertura no Teatro Municipal de Jales e encerramento com os trabalhos apresentados nas dependências da instituição.
Coordenada pelo Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego, diretor de Pesquisa e Extensão do UNIJALES, a abertura foi conduzida pelo professor Agnaldo Silas de Oliveira. No palco, mentes brilhantes e apaixonadas pela busca do conhecimento compuseram a mesa de discussão.
Silvio fez uma reflexão profunda sobre o papel vital da ciência como uma forma de resistência à irracionalidade e destacou a incessante luta por justiça social e liberdade de pensamento, enfatizando o compromisso contínuo do Programa de Iniciação Científica do UNIJALES na construção de um mundo menos angustiante.
A abertura da jornada contou com a participação de palestrantes de renome, incluindo o Prof. Dr. Iuri Cavlak, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Prof. Me. Michael Daniel Bomm, docente do Instituto Federal de São Paulo – Campus Votuporanga, e o Prof. Dr. Ian Matozo Especiato, Doutor em Direito Penal e coordenador do curso de Direito do Centro Universitário de Jales. Cada palestrante compartilhou suas experiências e contribuições significativas para o campo da pesquisa.
O reitor do UNIJALES, Oswaldo Soler Junior, parabenizou todos os alunos e seus orientadores, deixando claro o apoio e a tradição do Centro em reforçar cada vez mais um dos pilares do ensino superior: o da pesquisa.
A deixa foi complementada pelo professor Ian, que acompanhou os alunos do curso de Direito ao palco. Estes apresentaram artigos científicos em território internacional há poucos meses. O docente agradeceu a instituição pelo apoio para tornar realidade a presença dos futuros bacharéis na Universidade de Buenos Aires, e divulgar seus trabalhos.
Já no segundo dia, o Centro Universitário de Jales apresentou os trabalhos publicados na 16ª Jornada, divulgados no site do UNIJALES. Entre os acadêmicos do Centro, outros estudantes de instituições como a Universidade de Araraquara (UNIARA), Centro Universitário de Santa Fé do Sul (UNIFUNEC) e Fundação Educacional de Fernandópolis/Faculdades Integradas de Fernandópolis (FEF/FIFE) também tiveram participação.
Em sua fala de encerramento, o Prof. Silvio Luiz Lofego renovou o compromisso com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Ele ressaltou a importância da resistência à tentação da ignorância e agradeceu a todos os envolvidos por contribuírem para uma jornada de iniciação científica repleta de aprendizado e colaboração.

Respectivamente, os palestrantes Prof. Dr. Iuri Cavlak; Prof. Dr. Ian Matozo Especiato, e o Prof. Me. Michael Daniel Bomm
O Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego, diretor de Pesquisa e Extensão do UNIJALES, responsável pela Jornada
Alunos do UNIJALES que apresentaram seus trabalhos na Universidade de Buenos Aires, na Argentina

Comments are closed.