As gestoras e educadoras das EMEIS (Escolas Municipais de Educação Infantil) tiveram um trabalho redobrado para fazer a despedida do ano com a devida atenção que o momento merece, ensaiando apresentações, com decoração de espaços e distribuição de lembrancinhas.
As atividades foram desenvolvidas conforme a disponibilidade das unidades, levando em consideração o espaço, necessidade e recursos próprios de cada uma das oito escolas que atendem em média 1.000 alunos de 0 a 3 anos.
“Algo muito positivo notado nestes dias é o grande envolvimento dos pais, que apesar do horário e do cansaço, se dispuseram a participar e se envolver com os eventos das EMEIS, prestigiando as crianças e fortalecendo ainda mais o vínculo com a escola. É importante ressaltar que a festa de encerramento do ano letivo, com o recebimento da lembrancinha, acontece para todas as crianças, porém as apresentações e formaturas são apenas para os alunos do Maternal II”, frisou a coordenadora geral da educação infantil, Tamara Viota.
A educação infantil, como determina a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), é direito de toda criança. A partir dos 4 anos, além de direito, ela se torna obrigatória. As crianças iniciam um novo ciclo ao concluírem o Maternal II, pois são matriculados em unidades escolares, nas salas do Pré I e vão para uma escola maior, com novos amigos e rotina diferente.