O gerente de Divisão da Sabesp, Gilmar Rodrigues de Jesus e a técnica em gestão, Silvania Nogueira, que aderiram ao Projeto “Campanha do óleo usado” e doaram aos alunos os funis a serem utilizados para fazer a coleta do óleo usado em suas casas estiveram na E.M. Prof. João Arnaldo Andreu Avelhaneda, onde a mesma foi realizada.
A instituição de ensino vem desenvolvendo esse projeto de conscientização e arrecadação de óleo usado desde o ano passado. “Reciclar o óleo de cozinha é uma ação de grande importância, pois a capacidade poluente da substância é muito alta, desta forma o descarte do óleo não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação do solo e da atmosfera”, afirmou Fabricia Cristina Moreira de Souza, diretora da escola.
Os 430 alunos receberam o funil da Sabesp, para facilitar ainda mais a coleta de óleo e assim não causar danos ao meio ambiente. Todo o material arrecadado é repassado para um parceiro da escola, que revende à empresa Óleos Verde Agroindustrial, responsável pelo processamento do material que, após o tratamento é encaminhado para grandes empresas como Ipê e Colgate.
Como incentivo aos alunos, a arrecadação é controlada pela quantidade de litros que cada um traz e ao final do ano letivo é feita a premiação às crianças que arrecadam maior quantidade de óleo.