A Equipe Gestora da EE “Dom Artur Horsthuis”, em nome da Diretora Profª Silvia Cristina Pissolito, parabeniza professores e alunos participantes do Projeto pela premiação na FEBRACE – 2022, a maior Feira Brasileira de Ciências e Engenharia do país.
O Projeto apresentado pela escola foi Análise da compostagem com resíduos sólidos orgânicos provenientes da alimentação escolar no cultivo de hortaliças.


Resumo


Com o crescimento acentuado da população a geração de resíduos sólidos tem aumentado consideravelmente. Esses, se descartados incorretamente podem resultar em graves problemas ambientais, como eutrofização de ambientes aquáticos, sobrecarga de aterros e lixões. Tais problemas podem ser evitados utilizando o reaproveitamento do material sólido orgânico para realização de compostagem.
O objetivo do presente trabalho é reaproveitar os rejeitos sólidos provenientes da alimentação escolar (cascas de frutas e legumes) para realização de compostagem orgânica a fim de adubar as plantas cultivadas na escola pelos alunos. Para verificação da eficácia do adubo orgânico foram realizados experimentos com mudas de cebolinhas, envolvendo ensaios com quatro repetições adubadas com a compostagem (terra, substrato e compostagem), com o controle negativo (terra e substrato) e com o controle positivo (adubo químico), as medidas foram realizadas no dia 0 (primeiro dia de plantio) e no vigésimo dia. Para comprovação dos resultados foram realizadas análises estatísticas da média, desvio padrão e teste de Tukey.
De acordo com as análises obtidas nos ensaios, conclui-se que a compostagem orgânica obteve resultados eficazes no cultivo das mudas de cebolinhas sem diferença significativa do controle positivo (adubo químico). A alternativa proposta pelo projeto contribuiu com a destinação correta de uma parte dos resíduos sólidos derivados da alimentação escolar. O Instagram e o website “Dom Artur Sustentável” tiveram um papel fundamental na divulgação dessas ações, mostrando à comunidade a transformação do lixo em benefício a sociedade e ao meio ambiente.
Palavras-chaves: resíduos sólidos orgânicos, compostagem, análise, sustentabilidade e plantas.

Comments are closed.